Sesi Viva+ ajuda empresas na gestão de SST e no atendimento ao eSocial

Audiometria Nilson

[ATUALIZAÇÃO: 20/2, às 11h25 – Alteração sobre as informações de cobrança do serviço.] O Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou no ano passado a plataforma Sesi Viva+, que facilita o acesso e o gerenciamento de informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores de empresas de qualquer segmento e de qualquer porte e, principalmente, ajuda na hora de enviar os dados ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). A plataforma oferece ao empregador um sistema para gestão dos programas legais, que reduzirão riscos de autuações por órgãos fiscalizadores.

Utilizando inteligência artificial, o Sesi Viva+ concentra o monitoramento de dados. O canal reúne informações sobre saúde e segurança e estilo de vida do trabalhador brasileiro, possibilita a geração de informações qualificadas e estruturadas, além de estudos epidemiológicos para apoiar as indústrias na redução de riscos legais, de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes e aumento da produtividade no trabalho. Os estudos serão desenvolvidos em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

O valor do Sesi Viva+ varia de acordo com os serviços contratados, o porte da empresa e o setor (empresas industriais pagam menos). Há desconto para empresas associadas aos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

“A ferramenta possibilita ao empresário, além do cumprimento legal, o acesso a informações estratégicas para que ele tome medidas mais assertivas para melhorar a saúde e a qualidade de vida do empregado”, explicou Juliane Rakowicz, interlocutora do Sesi Viva+ no DF.

A plataforma é composta pelo sistema Sesi de SST e Promoção da Saúde (S+), o Portal Sesi Viva+ e o aplicativo para celulares. O S+ reúne as informações e gera indicadores para o Viva+ sobre os programas de SST realizados pelo Sesi, de forma que a empresa tenha o histórico de cada trabalhador e que este também possa acessar seu histórico. O portal e o aplicativo apresentam de forma estruturada e organizada as informações dos colaboradores para análises epidemiológicas, estratégicas setoriais, além de servirem de canal de relacionamento entre Sesi, indústria e trabalhadores. Neste primeiro momento, são reunidos no S+ dados de insalubridade, de periculosidade, da Norma Regulamentadora 17, que define parâmetros de ergonomia, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O Sesi Viva+ é o maior investimento privado em gestão de saúde e segurança no trabalho (SST) do Brasil e oferece para os empresários sete vantagens:

Os interessados em saber mais sobre o Sesi Viva + podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone: (61) 4042-6565.

eSocial

O Sesi Viva+ ajuda os empresários na gestão do eSocial, sistema em fase de implementação que permite a fiscalização online do governo federal ao unificar as informações institucionais dos empregados de todo o Brasil. O grande desafio do eSocial é a interligação de informações de áreas anteriormente não integradas e de outras que permaneciam apenas em arquivos, sem obrigação de envio aos entes fiscalizadores. Um quarto das informações a ser inseridas no eSocial refere-se a SST.

“De todas as informações que precisam ser prestadas ao eSocial, 75% são referentes a recursos humanos e 25% são sobre SST, sendo que ambas são relacionadas. Portanto, todas precisam estar alinhadas e coerentes e o Sesi Viva+ vai ajudar os empresários para que tudo esteja correto”, explicou Juliane.

SST

Recentemente, o Sesi recebeu prêmio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) que reconhece a instituição como modelo em prestação de soluções de segurança e saúde no trabalho. Anualmente, mais de 4 milhões de pessoas são beneficiadas com programas de SST e 2 milhões de pessoas participam de ações de promoção da saúde ofertadas pelo Sesi em todo o Brasil. São 50 mil indústrias atendidas.

Texto: Aline Roriz
Foto de audiometria: Arquivo/Sistema Fibra - 24.2.2009
Foto do equipamento de medição de luz: Moacir Evangelista/Sistema Fibra - 17.5.2018
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra