Dias antes de competir na Austrália, Albatroid recebe visita da embaixada
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 28 Junho 2019 10:00
A Albatroid, equipe de robótica da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), recebeu na tarde desta terça-feira, dia 25, dois representantes da Embaixada da Austrália. O time disputará em Sydney, de 4 a 7 de julho, o Aberto da Ásia, competição promovida pela First Lego League (FLL). A delegação é formada por nove competidores, dois técnicos e um coordenador.
“Todo dia temos experiências diferentes com a robótica, mas hoje foi a mais incrível! Apresentamos algumas missões que simulam explorações espaciais e conhecemos a cultura australiana”, disse Gabrielly Borges, de 16 anos. O tema desta temporada é Into Orbit (Em Órbita) e desafia os estudantes a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço.
Além de um robô, a Albatroid levará ao exterior um capacete que utiliza a cromoterapia, a musicoterapia e a reflexoterapia para aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo do astronauta. Em inglês, Eduardo Moroni, de 13 anos, foi o responsável por apresentar aos visitantes o trabalho da equipe. “Achei incrível a visita e também foi uma chance de já treinarmos a língua.”
Conselheiro de Educação e Ciência da embaixada, Mathew Johnston abordou com os alunos temas como culinária, clima e costumes australianos e tirou dúvidas em questões relacionadas ao fuso horário e ao tipo de plugue de energia utilizado no país, por exemplo. Ele estava acompanhado da oficial de Educação Luísa Neves.
Johnston parabenizou o Sesi por incluir a Robótica no currículo escolar. “Fiquei impressionado com o nível de maturidade deles, a inteligência e a inovação que estão criando. Eles demonstraram habilidade em pensar de forma inovadora e fora da caixa”, disse. O representante entregou aos alunos uma recordação: pins no formato de coala — um dos símbolos da Austrália.
Competições internacionais
A vaga da Albatroid para a disputa na Austrália foi conquistada durante o Torneio Sesi de Robótica, em março, no Rio de Janeiro. Além dela, duas equipes do DF garantiram vagas para competições internacionais: Lego of Olympus e Legofield — ambas do Sesi Gama.
A Legofield conquistou o primeiro lugar na categoria Design do Robô e o segundo no Desafio do Robô no Aberto Internacional Plan Ceibal, em Montevidéu, no Uruguai. A competição foi de 30 de maio a 1º de junho.
A Lego of Olympus, por sua vez, competirá no Torneio de West Virginia, nos Estados Unidos, de 12 a 14 de julho.
O projeto da FLL propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego. Nas disputas nacionais e internacionais, as equipes de robótica são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, como espírito de equipe e respeito aos outros times.
Veja aqui a galeria de imagens.
[Atualização em 28 de junho, às 10h: diferente do que foi informado, a equipe tem dois técnicos e um coordenador]