Dias antes de competir na Austrália, Albatroid recebe visita da embaixada

3 25 06 2019 Visita da embaixada da Australia ao Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa Sistema FibraA Albatroid, equipe de robótica da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), recebeu na tarde desta terça-feira, dia 25, dois representantes da Embaixada da Austrália. O time disputará em Sydney, de 4 a 7 de julho, o Aberto da Ásia, competição promovida pela First Lego League (FLL). A delegação é formada por nove competidores, dois técnicos e um coordenador.

“Todo dia temos experiências diferentes com a robótica, mas hoje foi a mais incrível! Apresentamos algumas missões que simulam explorações espaciais e conhecemos a cultura australiana”, disse Gabrielly Borges, de 16 anos. O tema desta temporada é Into Orbit (Em Órbita) e desafia os estudantes a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço.

Além de um robô, a Albatroid levará ao exterior um capacete que utiliza a cromoterapia, a musicoterapia e a reflexoterapia para aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo do astronauta. Em inglês, Eduardo Moroni, de 13 anos, foi o responsável por apresentar aos visitantes o trabalho da equipe. “Achei incrível a visita e também foi uma chance de já treinarmos a língua.”

Conselheiro de Educação e Ciência da embaixada, Mathew Johnston abordou com os alunos temas como culinária, clima e costumes australianos e tirou dúvidas em questões relacionadas ao fuso horário e ao tipo de plugue de energia utilizado no país, por exemplo. Ele estava acompanhado da oficial de Educação Luísa Neves.

Johnston parabenizou o Sesi por incluir a Robótica no currículo escolar. “Fiquei impressionado com o nível de maturidade deles, a inteligência e a inovação que estão criando. Eles demonstraram habilidade em pensar de forma inovadora e fora da caixa”, disse. O representante entregou aos alunos uma recordação: pins no formato de coala — um dos símbolos da Austrália.

Competições internacionais

A vaga da Albatroid para a disputa na Austrália foi conquistada durante o Torneio Sesi de Robótica, em março, no Rio de Janeiro. Além dela, duas equipes do DF garantiram vagas para competições internacionais: Lego of Olympus e Legofield — ambas do Sesi Gama.

A Legofield conquistou o primeiro lugar na categoria Design do Robô e o segundo no Desafio do Robô no Aberto Internacional Plan Ceibal, em Montevidéu, no Uruguai. A competição foi de 30 de maio a 1º de junho.

A Lego of Olympus, por sua vez, competirá no Torneio de West Virginia, nos Estados Unidos, de 12 a 14 de julho.

O projeto da FLL propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego. Nas disputas nacionais e internacionais, as equipes de robótica são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, como espírito de equipe e respeito aos outros times.

Veja aqui a galeria de imagens.

[Atualização em 28 de junho, às 10h: diferente do que foi informado, a equipe tem dois técnicos e um coordenador]

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra