Sesi-DF participa do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 30 Julho 2019 10:11
Nesta segunda-feira, 29 de julho, a Secretaria do Trabalho do Distrito Federal e o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 10ª Região (Getrin 10) promoveram uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Fábrica Social, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA). A data é celebrada em 27 de julho.
A fisioterapeuta e ergonomista do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) Paula Costa (foto) ministrou a palestra Segurança do Trabalho na Área de Costura a alunos do curso Confecção de Vestuário, Acessórios e Materiais Esportivos. A profissional explicou as principais causas de doenças das pessoas que trabalham no segmento. “A postura inadequada, o esforço da coluna, a jornada intensa de trabalho e a carga de grandes quantidades de tecidos influenciam o desgaste do corpo”, explicou. Paula destacou que é preciso fazer alongamentos e saber os seus limites. “O desempenho de um bom serviço deve estar atrelado à eficiência, ao conforto e à segurança do trabalhador.”
Durante o encontro houve tempo para perguntas, no qual os alunos esclareceram dúvidas e receberam dicas de postura. Um dos temas abordados foi a diferença da doença do trabalho e da profissional ou ocupacional. A primeira é aquela adquirida ou ocasionada por atividades constantes do trabalhador, como problemas auditivos em consequência de ruídos extremos. Já a segunda tem relação com o ambiente de trabalho em si, como a intoxicação por gases.
Práticas na Prevenção de Acidentes do Trabalho
Na abertura do evento, o secretário do Trabalho do DF, João Pedro Ferraz (foto), assinou a portaria que cria o programa Práticas na Prevenção de Acidentes do Trabalho. O objetivo é fornecer aos alunos da Fábrica Social – projeto do governo local que qualifica pessoas em situação de vulnerabilidade para que tenham condições de empreender e, assim, conquistem autonomia econômica – fundamentos básicos sobre cuidados e técnicas para evitar acidentes.
“O conhecimento é a base para a prevenção de acidentes, por isso nos empenhamos para que futuros profissionais zelem por sua saúde. É um bem para o funcionário, para o empregador e para o Estado”, afirmou o secretário.
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Distrito Federal e Tocantins e coordenador do Getrin 10, Brasilino Ramos, disse que os órgãos devem estar ao lado dos cidadãos em ações de valorização e de qualidade da saúde. “A formação da cidadania inclui o conhecimento das pessoas sobre os seus direitos, mas também sobre as ferramentas que inibam acidentes e doenças que possam ser carregadas para o resto da vida.” O Sesi-DF é um dos integrantes do Getrin 10.
Veja aqui a galeria de imagens.