Equipes de robótica do Sesi conhecem a astronauta Anna Fisher

visita aeb foto moacir evangelista sistema fibra 0 31 07 19Em uma manhã de atividades na Agência Espacial Brasileira, na quarta-feira, 31 de julho, as três equipes de robótica do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) premiadas em competições internacionais neste ano tiveram a oportunidade de conhecer a astronauta Anna Fisher. Médica e química, ela foi uma das seis selecionadas, em 1978, para integrar o primeiro grupo de astronautas femininas da Nasa (National Aeronautics and Space Administration), a agência espacial estadunidense. Em 1984, tornou-se a primeira mãe a ir ao espaço.

Na temporada 2018/2019 de competições de robótica da First Lego League (FLL), crianças e adolescentes de mais de 80 países foram desafiados a propor soluções para problemas físicos ou sociais enfrentados por astronautas em viagens espaciais. As equipes Albatroid, Legofield e Lego of Olympus foram classificadas para representar o Sesi-DF em competições na Austrália, no Uruguai e nos Estados Unidos, respectivamente. Todas conquistaram troféus.

Além dos alunos do Sesi-DF, participaram do encontro na Agência Espacial Brasileira estudantes da Gametech Canaã, equipe do Sesi Goiás que competiu nos Estados Unidos e foi a mais bem colocada entre mais de 60 equipes de vários países. “Acho maravilhoso que eles tenham a chance de participar desse tipo de competição. Quando eu era jovem, não tínhamos essas oportunidades. Eu acho que eles vão estar mais bem preparados do que nós estivemos”, disse Anna Fisher.

A norte-americana falou aos estudantes sobre sua história e a experiência como astronauta e mostrou fotos e vídeos de missões espaciais. Após a apresentação, o público, também formado por servidores da Agência Espacial Brasileira, teve a oportunidade de fazer perguntas.

Eduardo Luz, de 16 anos, ficou encantado com a experiência. “A gente estudou muito essa área e, ao conhecer uma astronauta de verdade, viu como os estudos são aplicados em órbita”, destacou o competidor da Legofield.

visita aeb foto moacir evangelista sistema fibra 4 31 07 19  visita aeb foto moacir evangelista sistema fibra 3 31 07 19  visita aeb foto moacir evangelista sistema fibra 2 31 07 19 

Momento de aprendizado

No encontro, os alunos receberam certificados da Agência Espacial Brasileira em reconhecimento às soluções desenvolvidas para o projeto da FLL. Também assistiram a um vídeo sobre os 50 anos da chegada do homem à Lua, na missão Apollo 11, participaram de uma dinâmica com perguntas sobre a temática espacial e acompanharam o plantio de um ipê-amarelo por Anna Fisher e pelo presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura. “Nós do setor espacial ficamos muito orgulhosos desse trabalho [das equipes e das escolas]”, afirmou Moura, que destacou a importância de instituições como o Sesi e o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] na formação de profissionais.

Integrante da Lego of Olympus, Marcus Okubo, de 16 anos, estava muito feliz com o encontro. “Um ano atrás eu não imaginava que viveria tudo isso! Achei muito interessante conhecer a história dela.”

“Conseguimos adquirir conhecimento com alguém que tem experiência na área e isso foi muito legal”, disse Anna Clara Gomes, de 13 anos. Ela é da equipe Albatroid.

Para a superintendente do Sesi-DF, Gricelia Melo, o convite para a participação dos alunos no encontro na agência mostra que a robótica do Sesi é reconhecida em níveis nacional e internacional. “Isso enriquece o currículo dos alunos e ajuda o Sesi a potencializar a divulgação do seu diferencial de educação, que é formação para o mundo do trabalho.”

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra