Inscrições para o torneio de robótica vão até 15 de novembro

[Atualização em 1º/11, às 18h, com o número de vagas e a prorrogação das inscrições.]

Ainda há cinco vagas disponíveis para equipes escolares e grupos de amigos de qualquer unidade da Federação interessados em disputar no Distrito Federal a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League. As inscrições foram prorrogadas até 15 de novembro e a competição está marcada para 7 e 8 de fevereiro de 2020, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). Vinte e uma equipes já se cadastraram.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do torneio, pelo técnico responsável pela equipe. No caso da equipe escolar, os técnicos devem acessar o sistema para fazer a inscrição do time. Na temporada 2019/2020, o tema é City Shaper (construindo cidades inteligentes e sustentáveis). O desafio, feito a crianças e jovens de diversos países, é apresentar soluções inovadoras para problemas enfrentados pelas cidades, como transporte, acessibilidade e até desastres naturais.

Os competidores precisam ter de 9 a 16 anos (nascidos de 1º de maio de 2003 até 1º de agosto de 2010) e estar matriculados em escolas públicas ou particulares. As equipes podem ter de 2 a 10 competidores, com dois técnicos maiores de 18 anos (um titular e um suplente). O Sesi recomenda que os grupos tenham no mínimo quatro alunos, para facilitar a divisão de tarefas.

As equipes são avaliadas em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values (valores fundamentais e trabalho em equipe).

“A premissa do torneio é de uma competição amigável, com o desenvolvimento de habilidades”, destaca a interlocutora de Tecnologias Educacionais do Sesi-DF, Sueli Trajano. O Sesi é o responsável pela organização das etapas da competição no Brasil.

As equipes mais bem colocadas na fase regional poderão participar do Festival Sesi de Robótica, em março, em São Paulo.

Texto: Samira Pádua
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra – 9.11.2018
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra