Sesi-DF assina acordos com o Executivo e o Legislativo locais
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 14 Outubro 2019 12:39
Na manhã desta sexta-feira (11), no Palácio do Buriti, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e a Secretaria de Justiça e Cidadania assinaram um termo de convênio para a execução da 13ª turma em Brasília do programa Vira Vida, que atende adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social. Na mesma ocasião, foi firmado um acordo de cooperação entre o Sesi-DF e a Câmara Legislativa para que o órgão receba egressos do programa como estagiários.
O convênio com a secretaria é para o uso de R$ 4 milhões por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que destina recursos públicos ao projeto desde 2016, o que permitiu que o Sesi-DF ampliasse o atendimento anual de 50 para até cem alunos. “O documento traz segurança jurídica e mostra o quão necessário é designar esforços para um programa que cuida da população jovem da nossa cidade”, disse Delmasso.
Durante 16 meses, o Vira Vida oferece a meninos e a meninas de 15 a 21 anos educação básica do Sesi e cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que são parceiros do projeto. Os jovens também têm acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.
“A parceria com o poder público é de suma importância para o desenvolvimento desse trabalho, que entrega à sociedade jovens qualificados e preparados para o mercado”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, também diretor regional do Sesi-DF. Ele destacou a responsabilidade da instituição com esse público. “Os que passam pelo Vira Vida têm atendimento psicológico contínuo — lhes devolvemos a autoestima e resgatamos sonhos.”
Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, formou 670 alunos em 12 turmas. “Ao longo desses anos o programa tem apresentado resultados efetivos e concretos, por isso vamos dar sequência e apoiá-lo para que cresça”, disse o secretário de Justiça, Gustavo Rocha.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, compareceu à cerimônia e falou que um dos objetivos do seu mandato é estimular ações que contribuam para o cuidado e a atenção com aqueles que mais necessitam. “O Vira Vida é a porta de saída da violência e o caminho de recuperação dos que sofreram na infância”, definiu.
Termo de cooperação
Na Câmara Legislativa, o programa de estágios reserva 5% das vagas a cidadãos atendidos por programas sociais. Agora, o Vira Vida é um deles. “Receber os alunos no ambiente profissional é a sequência do programa e é isso que os ajuda na formação. É a continuação do processo”, reforçou o presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente (MDB). A última turma do Vira Vida formou 91 alunos, dos quais 77 estão no mercado de trabalho como aprendizes, estagiários ou funcionários.
Veja aqui a galeria de imagens.