Minecraft auxilia alunos do Sesi-DF na compreensão de conteúdos

Diferentes tecnologias educacionais são utilizadas no ensino do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). São ferramentas que despertam o interesse dos estudantes por áreas como Química, Física e Matemática. Uma delas é o Minecraft Education, adotado no segundo semestre deste ano em aulas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) das escolas de Taguatinga e do Gama – as duas que oferecem esse segmento.

Tecnologia minecraft Foto MoacirEvangelista25092019 1 de 1Lançado em 2009 pela Microsoft, o Minecraft é um jogo eletrônico que possibilita a construção de diferentes mundos com blocos que podem ser empilhados, removidos e realocados no ambiente virtual, estimulando a criatividade e o raciocínio. A versão educacional surgiu em 2016 e, desde o início de 2019, vem sendo implementada em escolas da Rede Sesi de Educação pelo País como parte de um trabalho para instituir o uso de tecnologias da Microsoft em sala de aula.

Esse recurso auxilia o aprendizado de alunos como Huicker Pereira de Moraes Júnior, de 13 anos. Estudante do 8º ano do Sesi Taguatinga, ele desenvolveu na plataforma uma espécie de transporte submerso. O objetivo era criar uma solução para a situação-problema apresentada pela professora de Ciências do Sesi Taguatinga Edilane Ferreira: levar suprimentos e remédios a uma cidade alagada. O desafio foi lançado durante uma aula da disciplina Projetos, que trata de temas transversais.

Para o aluno, aprender dessa forma é mais fácil. “Se você pensa: ‘Eu posso fazer isso’, não sabe se vai dar certo ou não. Na prática, você tem noção da sua ideia: pode mudar, acrescentar alguma coisa.”

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As possibilidades de criação são inúmeras. Enquanto Huicker executou uma solução imersa para o problema apresentado, em outro computador, a saída encontrada pela colega de turma Anna Lara de Carvalho, de 13 anos, foi diferente. “Eu montei um esquema para ir por cima da área alagada e chegar a uma estação de suprimentos que eu também fiz”, detalha.

De acordo com a professora Edilane, nessa tarefa foram trabalhadas questões relacionadas a diversas disciplinas, incluindo História e Geografia. “O que nós analisamos é o raciocínio que o aluno utiliza para chegar ao resultado, mesmo que não seja aplicável à realidade”, explica.

Em julho, durante a segunda Semana Pedagógica de 2019, os professores do Ensino Fundamental II foram capacitados pela empresa Big Brain Education sobre o uso da ferramenta em aula. O treinamento foi ofertado pelo Departamento Nacional do Sesi.

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Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra