Alunos da 13ª turma do Vira Vida serão definidos até novembro
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 17 Outubro 2019 13:07
O programa Vira Vida no Distrito Federal encerrará até novembro o processo de inserção da 13ª turma. A seleção dos alunos — adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social — será feita pela equipe multidisciplinar do programa, por meio de formulários enviados por entidades e órgãos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, como os centros de referência de assistência social (Cras) e os conselhos tutelares. Em Brasília, o Vira Vida é executado pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).
Na sexta-feira, 11 de outubro, durante o Café com a Rede de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Adolescentes, na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), foram apresentados os critérios de inserção na nova turma. O processo de inserção havia sido feito em 2018 e o início das aulas estava previsto para o primeiro semestre deste ano, mas foi adiado em razão da espera pela liberação de recursos públicos que complementam a execução do projeto. Assim, dos 99 jovens originalmente selecionados, 54 confirmaram a matrícula e serão atendidos. Restam agora 46 vagas, uma vez que a capacidade por turma é de cem jovens.
A equipe do Vira Vida receberá formulários até 25 de outubro. “O Vira Vida resgata meninas e meninos de situações desumanas e lhes devolve a vontade de viver e de sonhar. Entregamos à sociedade profissionais qualificados e aptos a entrar no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, aos representantes da rede de enfrentamento que compareceram ao encontro.
O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que desde 2016 destina emendas ao projeto, afirmou aos presentes que o trabalho é em prol daqueles que mais necessitam. “São pessoas com o psicológico abalado, traumas não tratados e vínculos familiares fragilizados. O Vira Vida tem o poder de curar esses males.”
Etapas de inserção
A primeira fase do processo de inserção será uma sondagem de Português para identificar os conhecimentos dos jovens e o nível de escolaridade de cada um. As fases seguintes serão a dinâmica em grupo e a vivência de resgate da autoestima. A última etapa será a entrevista individual.
Depois desse processo, a equipe do Vira Vida reunirá os integrantes da rede de enfrentamento para dar retorno dos resultados e informar quem fará parte do programa. As aulas da 13ª turma começarão em 20 de novembro.
Durante 16 meses, os jovens selecionados vão frequentar aulas da educação básica do próprio Sesi-DF e de cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.
Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, formou 670 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.
Veja aqui a galeria de imagens.
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra