Sesi-DF abre vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 05 Novembro 2019 17:38
[Atualização em 31 de outubro: O prazo para inscrições foi prorrogado para 4 de novembro. O período original era 31 de outubro.]
Foi publicado na manhã desta segunda-feira, 28 de outubro, o edital de abertura de vagas de gratuidade regulamentar do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) para a 1ª série do Novo Ensino Médio no ano letivo de 2020. Há 295 vagas, nas três escolas – Gama, Sobradinho e Taguatinga. Até 4 de novembro, poderão se inscrever apenas trabalhadores da indústria e seus dependentes, que têm prioridade. Se houver vagas remanescentes, serão abertas à comunidade. A gratuidade regulamentar é para pessoas de baixa renda.
Os inscritos devem estar regularmente matriculados e cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. É preciso ter no mínimo 15 anos completos até 31 de março de 2020 e no máximo 16 anos no ato da matrícula.
Além de o Novo Ensino Médio ter áreas do conhecimento, em vez de disciplinas, os alunos aprofundam seus estudos em um dos seguintes itinerários formativos: Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza ou Técnico-Profissionalizante/Formativo. A obrigatoriedade do formato começará a valer em 2021, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, mas o Sesi-DF já aplica a metodologia desde o início deste ano.
Para 2020, nas escolas do Sesi no Gama e em Taguatinga, os novos alunos poderão escolher a formação profissional em Ciências da Natureza ou em Matemática e suas Tecnologias. Em Sobradinho, além das duas opções, há o curso de Técnico em Eletrotécnica, oferecido, também de forma gratuita, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que funciona na mesma unidade.
Inscrições
As inscrições são por ordem de atendimento, exclusivamente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. É preciso informar a escola e o curso de formação profissional de interesse, que não poderão ser trocados depois. Será gerado um número de protocolo e enviado por e-mail.
Após a ligação, o responsável legal do estudante terá o prazo de dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente na escola de interesse, apresentando a documentação abaixo:
- Ficha de inscrição preenchida – disponível na secretaria escolar
- Cópia da carteira de trabalho
- Cópias da Guia da Previdência Social (GPS) e da Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) – documentos que comprovam que a empresa é contribuinte da indústria
- Boletins de notas do ano letivo de 2019 ou histórico escolar do Ensino Fundamental II, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno está matriculado
No ato da confirmação da inscrição, o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O Sesi-DF fornecerá aos estudantes da modalidade de gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos e do uniforme (duas camisetas, uma calça, uma bermuda e um casaco).
Resultado e matrícula
A lista completa dos beneficiados será publicada no site www.sistemafibra.org.br/sesi e nos murais das escolas em 21 de novembro.
A matrícula dos alunos contemplados na modalidade de gratuidade regulamentar deverá ser feita de 22 a 29 de novembro, das 7h30 às 18 horas, na respectiva secretaria escolar.
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra – 29.01.2019