Vira Vida dá continuidade ao processo de inserção da 13ª turma
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 30 Outubro 2019 11:26
A equipe do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que trabalha com o Vira Vida recebeu na tarde de terça-feira, 29 de outubro, cerca de 80 jovens interessados em uma vaga na 13ª turma. O encontro foi no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. O programa atende pessoas de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.
Aos inscritos, os profissionais do Sesi apresentaram o trabalho feito no DF desde 2009. “O Vira Vida é voltado para aqueles que precisam tratar uma dor. Trabalhamos no resgate da autoestima, em devolver o gosto pelos estudos e em capacitá-los para o mercado de trabalho”, explicou a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.
Depois da apresentação, os jovens fizeram uma sondagem de Português – avaliação que identifica os conhecimentos e o nível de escolaridade de cada um. Essa foi a primeira etapa do processo de inserção que vai definir quem ocupará as 40 vagas disponíveis na próxima turma. Ao todo serão atendidos cem meninos e meninas. Os outros 60 foram selecionados em 2018. Todos os que passam pelo processo de inserção do Vira Vida são encaminhados por entidades e órgãos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, como os conselhos tutelares, o Ministério Público e entidades de acolhimento.
“O programa devolve ao jovem o protagonismo da sua história e oferece o tratamento adequado e direcionado, de acordo com a necessidade de cada um. É uma série de ações que promovem o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que carregam traumas”, avalia a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Taguatinga Claudilene Carneiro, que encaminhou uma jovem ao programa.
As fases seguintes do processo de inserção serão a dinâmica em grupo e a vivência de resgate da autoestima. A última etapa será a entrevista individual. O início da 13ª turma será em 20 de novembro, quando começará o período de socialização.
Durante 16 meses, os alunos vão frequentar aulas da educação básica do Sesi-DF e de cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos e Operador de Telemarketing – e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – Assistente Administrativo, Operador de Computador e Recepcionista. Além disso, terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.
Luana*, de 18 anos, que se formou na 12ª turma do programa, esteve na unidade para dar um depoimento aos inscritos. “Aprendi a me perdoar pelos meus erros, voltei a estudar, fiz inúmeros cursos de qualificação profissional e conquistei a minha independência. Cada passo foi dado com o suporte e o apoio da equipe do Vira Vida. Eles reacenderam a esperança e os sonhos que estavam escondidos em mim.” A jovem está no último ano do Ensino Médio e trabalha em uma companhia aérea.
Histórico
Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, já formou 570 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.
*Nome fictício, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Veja aqui a galeria de imagens.
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra