Sesi-DF lança edital com vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio
- Detalhes
- Última Atualização: Sábado, 23 Novembro 2019 16:00
[Errata - 22 de novembro: Diferente do que havíamos informado anteriormente, estão disponíveis 57 vagas gratuitas e não 67.]
Nesta sexta-feira, 22 de novembro, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) abre 57 vagas gratuitas para a 1ª série do Novo Ensino Médio nas três escolas – Gama, Sobradinho e Taguatinga. O edital de gratuidade regulamentar, referente ao ano letivo de 2020, é voltado a pessoas de baixa renda.
As inscrições podem ser feitas até 29 de novembro, exclusivamente no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Os candidatos devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e ter pelo menos 15 anos ou completá-los até 31 de dezembro de 2020 e no máximo 16 anos no ato da matrícula, que será no mês que vem. Os beneficiários terão direito a isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos e do uniforme (duas camisetas, uma calça, uma bermuda e um casaco).
O formato do Novo Ensino Médio é por áreas do conhecimento, em vez de disciplinas. Os alunos aprofundam seus estudos em um dos seguintes itinerários formativos: Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza ou Técnico-Profissionalizante/Formativo. A obrigatoriedade da nova metodologia começará a valer em 2021, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, mas o Sesi-DF já a aplica desde o início deste ano.
Para 2020, os novos alunos poderão escolher a formação profissional em Ciências da Natureza ou em Matemática e suas Tecnologias.
As inscrições são por ordem de atendimento no SAC. É preciso informar a escola e o curso de formação profissional de interesse, que não poderão ser trocados depois. Será gerado um número de protocolo e enviado por e-mail.
Após a ligação, o responsável legal do estudante terá dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente na escola escolhida, apresentando a documentação abaixo:
- Ficha de inscrição preenchida – disponível na secretaria escolar
- Boletins de notas do ano letivo de 2019 ou histórico escolar do Ensino Fundamental II, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno está matriculado
- Cópias da carteira de trabalho, da Guia da Previdência Social (GPS) e da Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) – documentação exigida apenas de trabalhadores da indústria
No ato da confirmação da inscrição, o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Resultado
A lista completa dos contemplados na modalidade de gratuidade regulamentar será publicada no site www.sistemafibra.org.br/sesi e nos murais das escolas em 5 de dezembro. A matrícula desses alunos deverá ser feita de 6 a 11 de dezembro, das 7h30 às 18 horas, na respectiva secretaria escolar.