DF conquista uma das vagas para festival internacional de robótica FLL

bisc 8 premio grande

A equipe Bisc 8, da escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), recebeu o troféu de 1º lugar na categoria de apresentação do Projeto de Pesquisa durante o Festival Sesi de Robótica, que foi realizado no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, neste fim de semana. Além da premiação, a equipe também foi classificada para o Aberto Internacional Sesi FLL Brasil, que será de 26 a 28 de junho na cidade do Rio de Janeiro. A equipe Legofield, do Sesi Gama, ficou com uma das quinze suplências para os torneios internacionais.

O Festival é a maior competição de robótica do País e é organizado pelo Sesi. O evento reuniu aproximadamente 1.500 estudantes, com idades entre 9 e 18 anos de todo Brasil participando das competições First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. Além das duas equipes, o DF também foi representado no torneio FLL pela Albatroid, do Sesi Taguatinga. Para a temporada 2019/2020 o tema da competição é City Shaper, com foco no desenvolvimento de soluções para as cidades.

sesi df festival robotica

A equipe Bisc8 chamou atenção dos visitantes e dos juízes com um projeto que busca resolver problemas de alagamentos e enchentes. Com uso de garrafas PET, os jovens criaram o Bisc — Bueiro Inteligente Sustentável Coletor. A solução dos alunos é um cesto com furos acoplado dentro das bocas de lobo para evitar o entupimento e, consequentemente, o alagamento das vias, facilitando o recolhimento do lixo e a limpeza dos bueiros. Segundo a pesquisa da equipe, a manutenção das bocas de lobo no Distrito Federal é complicada, demandando muito tempo e recursos. O Bisc terá ainda um mecanismo que avisa se o cesto está cheio. Por meio de um sistema de arduino, mostrará as cores verde, amarelo e vermelho: ficará verde quando estiver vazio, amarelo quando estiver meio cheio e vermelho quando estiver muito cheio.

Esta é a segunda vez que a Bisc8 participa de uma competição nacional, mas é a primeira que consegue a vaga para um evento internacional. “Estou muito feliz, esperamos muito por esse resultado. O sentimento é de muita alegria e é um incentivo a mais para continuar treinando e fazer bonito no internacional”, disse Gabriella Paulino, de 16 anos, aluna da 2ª Série do Ensino Médio do Sesi Sobradinho e mentora da Bisc8.

O competidor Pedro Vasconcelos, da mesma idade e série de Gabriella, completou a colega de equipe dizendo que o grande tempo dedicado ao treinamento e aos estudos resultou nessa classificação.

F1 in Schools

F1 lobo guara premiacao

Durante o Festival Sesi de Robótica, o DF também foi representado na competição F1 in Schools pela equipe Lobo-Guará formada por quatro estudantes do Sesi Taguatinga. Eles não conseguiram a sonhada vaga para a etapa internacional da competição, que será no mês de setembro, em Singapura, mas voltaram para casa com a bagagem recheada de muito aprendizado. Cada um teve uma função específica na equipe: Geovana Mendonça dos Reis, 17 anos, foi a engenheira; Gabrielly Antônio Almeida Borges, 16 anos, foi a líder e gerente de projetos; Marley Abe Silva, 16 anos, o responsável pelo marketing; e Guilherme Silva do Carmo, de 16 anos, o designer.

Em poucas semanas, eles precisaram criar uma escuderia de Fórmula 1 e enfrentar os desafios envolvidos nesse processo. A engenharia e o design do carro eram parte do projeto e foram executadas pela equipe, que usou diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de carro de F1. Seguindo especificações estabelecidas nas regras internacionais da competição, os alunos desenvolveram os carros em software de desenho industrial. O carrinho da Lobo-Guará tinha 53g e 18,5cm. Com a aerodinâmica bem calculada, eles conseguiram ter um resultado satisfatório nas pistas, tendo chegado nas oitavas de final da competição. Os carros foram modelados em um torno CNC a partir de blocos de polímero e as peças acessórias feitas em impressora 3D. As avaliações ocorreram em uma pista reta, de 20 metros, onde os protótipos eram impulsionados por um cilindro de dióxido de carbono (CO₂), disparado pelo piloto que tem um controle na mão.

Os estudantes fizeram todo o gerenciamento do time, criaram um plano de negócios que previa ações de marketing, divulgação em mídias sociais e a busca de patrocínios que cobriram os custos da competição, como a confecção de uniformes, a alimentação e o transporte da escuderia. Os times também desenvolveram um projeto social. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é o patrocinador oficial da equipe, que também tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), da Junior Achievement e da Rotta Rolamentos.

Robótica no Sesi-DF

O Sesi-DF oferece a todos os alunos do 5º ano ao Ensino Médio a Educação Tecnológica. São aulas que estimulam o interesse dos jovens por áreas como Química, Física, Matemática, Engenharias e Novas Tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e os adolescentes aprendem brincando, por meio de uma forma de ensino inovadora.

O Sesi-DF oferece educação básica do Ensino Fundamental ao Médio nas escolas do Gama e de Taguatinga; enquanto na escola de Sobradinho há apenas o Ensino Médio. Para outras informações, entre em contato pelo telefone: (61) 4042-6565.

Texto: Aline Roriz
Foto: Aline Roriz/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra