Tecnologia aproxima alunos do Vira Vida durante o período de distanciamento social
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 19 Mai 2020 18:46
“Utilize o pronome eu, fale sempre de si”. Essa é uma das regras da Roda de Terapia Comunitária Integrativa, da qual participam semanalmente os alunos do programa Vira Vida, que atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social. Na tarde desta sexta-feira, 3 de abril, ocorreu a primeira roda online.
Os encontros são feitos presencialmente todas as semanas, mas com a mudança na rotina das atividades devido à pandemia da Covid-19 — doença provocada pela disseminação do novo coronavírus —, a tecnologia foi a forma encontrada para dar continuidade às atividades.
“A roda é um dos recursos metodológicos que o Vira Vida tem para o desenvolvimento humano. É um espaço de fala, de escuta e de criação de vínculos”, explica a coordenadora do programa no DF, Cida Lima. A atividade tem duração de cerca de uma hora e é sempre por mediada por um técnico com formação em terapia comunitária.
A psicóloga Ellen Castro foi a responsável por mediar a conversa de hoje. “Na roda, geralmente eles escolhem um tema, alguma coisa que esteja trazendo uma inquietação, e falam sobre isso. Depois, a gente pergunta quem viveu algo parecido e o que fez para superar, e em silêncio eles escutam”, detalha. De acordo com ela, a forma com que o outro lidou com a questão apresentada ajuda a clarear as ideias daquele que não sabe como enfrentar. Conselhos, sermões e julgamentos não são aceitos.
Nesta sexta terça-feira, a roda foi temática. O assunto foi escolhido pela equipe do programa e os jovens falaram sobre o que aprenderam no Vira Vida e estão aplicando neste momento de distanciamento social. “Escolhemos esse tema como uma forma de reacender neles o que já foi trabalhado, para termos noção do que eles se apropriaram ou não e de como está sendo esse momento. A fala mais recorrente foi a de que, mesmo com as notícias atuais, eles estão conseguindo olhar o mundo com mais esperança”.
Além Roda de Terapia Integrativa, a equipe do programa Vira Vida permanece em contato com a 13ª turma, que teve início em dezembro, com 100 participantes. Há ainda um número de telefone específico para atendimento dos alunos.
Histórico
Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, já formou 570 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.
O Vira Vida conta com o apoio de outras instituições do Sistema S — Senai, Senac, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também tem apoio do governo local, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do DF, entre outros.
Texto: Samira Pádua
Arte: Rafael Araújo/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra