Sesi-DF vacina trabalhadores contra a gripe H1N1

Vacina la priori FotoMoacirEvangelista15052020 12Infecção aguda do sistema respiratório, a gripe causada pelo vírus H1N1 tem a vacinação como forma de prevenção da doença e de possíveis complicações. Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho saudável, seguro e produtivo, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) oferece anualmente às empresas a oportunidade de adquirir vacinas contra a gripe com condições especiais.

Este ano, 7.268 doses contra a gripe H1N1 foram vendidas e a aplicação teve início em 25 de março. Em tempos de pandemia da Covid-19 — doença para a qual ainda não há vacina —, buscar formas de evitar a circulação de outros vírus traz benefícios para a empresa e para a sociedade.

“Essa é uma maneira de investir na saúde do funcionário. É melhor prevenir enquanto há saúde do que gastar com a doença”, destaca o supervisor da área de produção da indústria de água mineral La Priori, Yuzi Taniguchi. A empresa, localizada no Riacho Fundo II, foi uma das 54 que adquiriram as doses com o Sesi-DF. Até a primeira quinzena de maio, 5.833 doses haviam sido aplicadas.

Para a gerente de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DF, Fabiana Mouzinho, a vacinação empresarial representa o cuidado com os empregados e é também uma forma de reduzir o absenteísmo e auxiliar na produtividade. “Um trabalhador saudável é mais produtivo. A vacinação na empresa, com todos vacinados, inibe a transmissão entre colegas, garantindo a segurança da saúde de todos”.

A aplicação pelo Sesi-DF ocorre na própria empresa. Este ano, diante do cenário de pandemia pela Covid-19, foi ofertada também a possibilidade de a vacinação ocorrer no formato drive thru, sem que a pessoa saia do veículo.

Formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre as formas de prevenção estão lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e toalhas.

Texto: Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra