Alunos do Sesi-DF recebem kits de projeto literário

11 8 2020 Entrega das maletas do projeto Monteiro Lobato Sesi Gama Foto Victor Hugo PessoaEstudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) começaram a receber nessa segunda-feira, 10 de agosto, kits com obras de literatura. A ação faz parte do Projeto Literário Sesi — Monteiro Lobato e Ziraldo, de iniciativa do Departamento Nacional do Sesi, que busca estimular o interesse pela leitura, ampliar a capacidade de produção textual dos estudantes e contribuir com o acesso de professores, alunos e familiares a obras da literatura brasileira.

Os kits são adaptados para cada faixa etária e serão distribuídos para todos os 1.787 alunos das escolas do Sesi no Gama, em Taguatinga e Sobradinho. Entre os títulos, estão Reinações de Narizinho e O macaco que se fez homem, de Monteiro Lobato, e As aventuras da Professora Maluquinha e Viagens da Carolina, de Ziraldo.

No ensino fundamental, cada aluno receberá uma maleta com oito obras. Já no ensino médio serão seis. Além disso, professores receberão uma maleta com os mesmos títulos dos alunos e um guia com sugestões de atividades e breve histórico dos livros. As escolas também enriquecerão o acervo com coleções dos autores.

“Nós já trabalhamos há alguns anos com projetos que incentivam a leitura, o que entendemos que é importante para que os alunos ampliem conhecimentos culturais, conheçam os autores — principalmente os brasileiros —, melhorem o seu vocabulário e se preparem melhor para toda e qualquer atividade que venham a exercer na vida”, destaca a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.

11 8 2020 Entrega das maletas do projeto Monteiro Lobato Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa 6Com as atividades de ensino presenciais suspensas devido à pandemia da covid-19, a entrega dos materiais aos responsáveis foi escalonada de acordo com as séries dos estudantes e segue até o dia 18 de agosto, nas escolas. O uso de máscaras faciais é obrigatório e, antes de entrar na unidade, é preciso fazer a medição de temperatura.

Funcionária pública, Cláudia Barbosa (foto), de 47 anos, é mãe da aluna do 4º ano do Sesi Gama Rafaela Oliveira Melo, de 9 anos. Juntas, elas foram até a escola para buscar o material. “Ela tem cinco horas de aula por dia na plataforma de ensino do Sesi e a maleta vai incentivar bastante a leitura, principalmente nas horas vagas”, disse.

Quem também aproveitou para buscar o material foi Cristiane Rodrigues, de 47 anos, que também é mãe de uma estudante do Sesi Gama. “A leitura abre horizontes, ajuda com a interpretação e com a escrita e possibilita contato com novas palavras”, destacou ela, que também é professora.

Enquanto aguarda a definição das autoridades públicas sobre a retomada das atividades presenciais, o Sesi-DF adota desde 6 de abril aulas online, ministradas pelos professores que o aluno já conhece e ocorrendo diariamente, no turno em que o estudante está matriculado. As atividades relacionadas à leitura das obras de literatura serão trabalhadas com os alunos ao longo do semestre.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja aqui a galeria de imagens:

11-8-2020_Entrega das maletas do projeto Monteiro Lobato Sesi Gama