Sesi-DF classifica 36 alunos para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 07 Abril 2021 14:36
Em meio a pandemia que o mundo está enfrentando em 2020, alunos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) conseguiram um resultado inédito na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), com a classificação de 36 estudantes para a 2ª fase da competição.
A Olimpíada Nacional de Ciências é um dos principais eventos científicos do Brasil, com participação de estudantes do Ensino Médio e do 8ª e do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. A ONC surgiu em 2016 e é uma ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pela Universidade Federal do Piauí. Em 2020, a competição bateu recorde de inscritos com mais de 2 milhões de alunos participando de forma totalmente gratuita e com avaliações online, por causa da pandemia do covid-19.
A primeira fase da Olimpíada foi realizada nos dias 6 e 7 agosto. Os 60 alunos do Sesi-DF que participaram dessa etapa precisaram responder uma prova online com 20 questões objetivas sobre Astronomia, Biologia, Física, História e Química, com conteúdo referente a série anterior àquela que cursam em 2020.
Os alunos que participaram da fase 1 e atingiram o número mínimo de 10 acertos foram inscritos automaticamente na fase 2, que será realizada em 12 de setembro, nas coordenações regionais que, no caso do DF, é a Universidade de Brasília. A segunda fase da Olimpíada é discursiva. O aluno terá uma situação problema que precisará ser respondida com base nos conhecimentos adquiridos de acordo com o conteúdo escolar.
“Mais do que medalhas e certificados, as olimpíadas cientificas proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, ideias, técnicas e, principalmente, conhecimento. As olimpíadas têm estimulado jovens a descobrir mais sobre ciência e tecnologia, além de estabelecer intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior que podem servir de estímulo para os estudantes”, explicou a professora de ciências do Sesi Taguatinga, Edilane Ferreira.
A premiação dos estudantes será nos níveis estadual e nacional, com entrega de medalhas nas categorias ouro, prata e bronze. A cerimônia de premiação será em 29 de outubro, em Brasília, onde serão convidados os 50 estudantes destaques de cada nível. Os outros medalhistas receberão suas medalhas em cerimônias estaduais. Além disto, todos os que premiados com medalhas e menções honrosas poderão imprimir os certificados no site da ONC.
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra - 22.10.19
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra