Sesi-DF inicia ano letivo com live e aulas virtuais
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 12 Fevereiro 2021 15:05
As atividades do calendário escolar das unidades do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) começaram nesta segunda-feira, 25 de janeiro, no formato online. A instituição optou por manter as aulas a distância para contribuir com o controle da disseminação da covid-19.
Os novos alunos e os veteranos das três escolas — Gama, Sobradinho e Taguatinga — iniciaram o ano letivo assistindo a uma live de boas-vindas, pelo canal da Fibra no YouTube. A programação contou com apresentações musicais, exposição de vídeos da estrutura dos espaços e um breve tutorial sobre a plataforma Microsoft Teams, na qual serão transmitidas as aulas.
“Estamos iniciando o ano compartilhando este novo universo, com aulas a distância. Alguns estudantes já estão familiarizados e ambientados com a metodologia e os recursos do Sesi. Os novatos serão acolhidos e assistidos para que possam acompanhar os conteúdos da mesma forma”, explicou a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa, durante o encontro virtual.
A primeira semana será voltada para adaptação ao uso do Teams e para revisitar os assuntos estudados no ano passado.
O programa permite ainda conversar por chat e armazenar arquivos. É por ele que os alunos realizam atividades, trabalhos e provas, assim como os professores fazem o registro de presença e o lançamento de notas. O acesso ao conteúdo das aulas é liberado conforme o planejamento curricular.
Ao longo da live foram exibidas mensagens de acolhida dos próprios alunos para os colegas. “As nossas escolas têm laboratórios, sala de robótica, biblioteca e um espaços maker, locais que deixam as aulas mais divertidas e interessantes. No ambiente online não é diferente, pois as aulas em 2020 foram ótimas e acredito que neste ano será ainda melhor”, disse a aluna do 7º ano do Sesi Taguatinga Cecília Emília Santos, de 11 anos. O vídeo foi gravado em casa pela adolescente.
Apoio pedagógico
Na primeira semana de fevereiro os pais e responsáveis pelos alunos receberão e-mail para decidirem se querem que os estudantes tenham apoio pedagógico presencial. É um suporte para os conteúdos das aulas online, especificamente nas disciplinas de Matemática e de Português. Os professores identificam as necessidades de cada estudante, fazem uma avaliação e decidem em que temática é preciso um reforço.
Por meio de agendamento, as crianças e os adolescentes poderão ir até duas vezes por semana na unidade de ensino em que estão matriculados, pelo período de até três horas por dia. Eles serão divididos em grupos de, no máximo, 15 estudantes por sala, obedecendo o distanciamento mínimo de dois metros.
Para que isso ocorra de maneira segura, o Sesi-DF criou um protocolo de medidas sanitárias que observa vários pontos como o acesso às escolas, distanciamento social e limpeza e desinfecção dos espaços. A previsão é de que o apoio inicie em 22 de fevereiro.
No ano passado, o Sesi-DF realizou uma pesquisa com os responsáveis pelos 1.640 estudantes da instituição e 87% dos entrevistados preferiram que as aulas continuassem online. Diante da resposta, foi definido o apoio pedagógico presencial.
Matrículas para 2021
Ainda há vagas para matrícula nas escolas da Rede Sesi-DF de Educação. Informações como estrutura física das unidades, projeto pedagógico e mensalidades podem ser acessados pelo site sesidf.org.br. Em caso de dúvidas, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente, no telefone (61) 4042-6565.