Sesi-DF é selecionado para receber Centro de Excelência do Esporte

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), foi selecionado pela Secretaria de Esporte e Lazer para ser o Centro de Excelência do Esporte do governo do DF na região de Taguatinga. O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial do DF de quinta-feira, 11 de março, na Portaria nº 47 da secretaria.

A seleção ocorreu a partir do Edital de Chamamento Público nº 5 de 2020, publicado pela Secretaria de Esporte e Lazer em dezembro. O edital convocou instituições localizadas em Taguatinga a apresentarem propostas para receber o Centro de Excelência do Esporte na região. Com infraestrutura de grande porte e corpos técnico e docente experientes, o Sesi-DF inscreveu-se, apresentando a unidade de Taguatinga como polo para o projeto.

Com a seleção, o Sesi-DF passa às próximas etapas para a consolidação do convênio. Até 19 de março, deve apresentar um plano de trabalho de acordo com as necessidades da Secretaria de Esporte e Lazer, que tem até abril para emitir parecer técnico. Em sequência haverá a assinatura do convênio, com data a ser definida pela secretaria.

Ao final dos trâmites, a unidade de Taguatinga do Sesi-DF receberá o Centro de Excelência do Esporte, atendendo a 1,5 mil crianças e adolescentes, todos estudantes da rede pública do DF, com idades de nove a 15 anos. Os jovens vão praticar atividades físicas de formação esportiva nas modalidades futebol, futsal, natação, futevôlei e voleibol

Além de oferecer equipes técnica e docente especializadas, o Sesi-DF colocou à disposição do projeto a estrutura física da unidade de Taguatinga: piscinas olímpica e semiolímpica, campo de grama natural, quadra e ginásio poliesportivos e quadras de areia, além de estruturas de apoio, como arquibancadas e vestiários.

“Temos capacidade técnica e estrutura completa no Sesi Taguatinga para ser um Centro de Excelência do Esporte. O Sesi-DF é reconhecido pela tradição na formação esportiva e o convênio com a Secretaria de Esporte e Lazer vai propiciar aos alunos da rede pública acesso ao esporte com alta qualidade, fortalecendo princípios de educação e de cidadania” afirma o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

Pelo edital, o convênio terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses, de acordo com a Lei nº 8.666/1993. Para realizar os atendimentos, a Secretaria de Esporte e Lazer fará repasses de recursos ao Sesi-DF diante das metas e etapas apresentadas no plano de trabalho.

História no esporte
O Sesi-DF tem experiência na oferta de modalidades esportivas e na formação de atletas. Desde a inauguração, em 1968, a unidade de Taguatinga oferece atividades esportivas a alunos da escola Sesi-DF localizada na unidade, industriários, empresas conveniadas e comunidade. De 2008 a 2013, desenvolveu o programa Sesi Atleta do Futuro, quando atendeu a mais de 10 mil alunos da rede pública de educação de seis a 15 anos de idade.

Atualmente, o Sesi Taguatinga atende em modalidades esportivas por volta de 900 alunos ao ano. A unidade também é a sede das equipes feminina e masculina do Brasília Vôlei, que competem respectivamente nas séries A e B da Superliga, o campeonato brasileiro de vôlei. Os times utilizam o ginásio e a academia do Sesi Taguatinga para treinamentos.

Texto: Nilson Carvalho
Foto: Cristiano Costa/Sesi-DF - 5.1.2016
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF