Sesi-DF sediou torneio de natação da Federação de Desporto Aquático do DF
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 08 Junho 2021 19:31
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) recebeu na sexta-feira, 28 de maio, e no sábado (29) o I Torneio de 2021 da Federação do Desporto Aquático do DF. O campeonato ocorreu na unidade de Taguatinga e reuniu cerca de 120 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos.
Foi o primeiro torneio da Federação desde a crise de saúde da covid-19 chegou ao DF, em março de 2020. O Sesi-DF recebeu a disputa, que foi realizada com a aplicação de um protocolo de medidas sanitárias que observou vários pontos como aferição de temperatura, distanciamento social e o uso obrigatório de máscara.
“A palavra é esperança. Há mais de um ano os atletas vêm treinando nos clubes que participam sem expectativa de colocar em prática os ensinamentos. Por isso, o momento foi de alegria e de reacender o espírito competidor”, afirma o presidente da Federação do Desporto Aquático do DF, Victor Gonçalves. Ele destacou que a limitação de estrutura física de treinamento prejudica os esportistas. “O espaço do Sesi atende os critérios das provas e as exigências para controle da disseminação do coronavírus.”
O Sesi Taguatinga tem três piscinas, sendo uma infantil, outra de 25 metros e a olímpica, de 50 metros. Além disso, conta com dois campos de futebol, quadras de vôlei de areia, poliesportivas e de tênis e um ginásio.
Quatro clubes da capital federal estiveram presentes — Aquanaii, Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), Iate Clube de Brasília e Serviço Social do Comércio (Sesc) —, além da equipe Centro Aquático Raia 3, de Luís Eduardo Magalhães (BA).
O torneio teve disputas em quatro categorias: mirim, petiz, infantil e absoluto. Foram 64 provas, de 50 metros a 1.500 metros de nado. Os três melhores classificados de cada prova receberam medalha. Sabrina Dutra (foto), de 14 anos, que competia pelo Sesc, disputou as avaliações de 100 metros costas, de 100 metros livres, de 100 metros borboleta e de 50 metros livres. “Sonho em poder ir às Olimpíadas, por isso a preparação é fundamental. Em um torneio é que vemos os pontos fortes e fracos para analisar o que pode ser melhorado e este é o meu maior estímulo”, disse.
O resultado das provas pode ser acessado no site da Federação de Desporto Aquático do DF, clicando no menu Resultados e Balizamento.
Doação
Para cada dia de competição, foi pedido aos atletas que levassem cinco quilos de alimento não perecível. A ideia partiu do Sesi-DF com o intuito de ajudar instituições de caridade. “Uma das nossas missões é oferecer serviços de promoção da saúde e qualidade de vida, cumprimos o nosso papel ao apoiar e incentivar eventos como o da Federação do Desporto Aquático. Por outro lado, desempenhamos um trabalho social ao despertar uma visão cidadã e em ajudar aqueles que mais necessitam”, destacou o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.
Atividades esportivas
As três unidades do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga — oferecem atividades esportivas. Basta ir até aquela de seu interesse, levando cópias e originais de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3x4. Caso seja menor de 18 anos, o interessado deverá estar acompanhado do representante legal com cópias e originais do RG e do CPF. No ato da matrícula, o aluno precisa preencher um protocolo afirmando que está apto a fazer atividade física. Para matrículas em atividades aquáticas, é preciso ainda entregar um atestado médico.
Para informações de valores e de horários e dias das atividades, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565.