Equipe Axis representará o Sesi-DF na competição F1 in Schools

Niemeyer 3 ponto 0 Foto Leticia Ferreira Sesi DFNiemeyer 3.0. Esse é o nome da miniatura de carro de corrida idealizada pela equipe Axis, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), para o Torneio Sesi F1 in Schools. A competição, apoiada pela Fórmula 1, desafia os estudantes a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia.

Usinado em bloco de poliuretano e com componentes como as asas e o bico impressos em resina, o protótipo dos alunos tem 20 centímetros de comprimento, 7,2 centímetros de largura e 5,8 centímetros de altura. Após a largada, impulsionada por cilindro de dióxido de carbono, a miniatura percorrerá uma pista reta de 20 metros de comprimento.

Os detalhes foram pensados pelos estudantes Amanda Coelho, Letícia Ferreira e Suyanne Miranda, de 17 anos, e Leonardo Lustosa, de 16 anos, que estudam a 3ª e a 2ª séries do Novo Ensino Médio, respectivamente, no Sesi Sobradinho. Eles tiveram ainda a mentoria dos professores André Luiz Rodrigues e Kamila Pereira.

“A F1 in Schools é uma maneira interessante de desenvolver habilidades como trabalhar em grupo e ouvir mais as pessoas. Isso vai ajudar na minha carreira e facilitar minhas escolhas no futuro”, conta Leonardo, que diz ter afinidade com a área de exatas, mas ainda não definiu a profissão que quer seguir.

Além da velocidade

As semelhanças com uma competição real de Fórmula 1 vão além da miniatura. Assim como em uma escuderia real, na disputa, os alunos precisam preparar um plano de negócios e buscar apoiadores para desenvolver a ideia. São patrocinadores da Axis o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), a Rotta Rolamentos e a Loja 3D.F1 in Schools Axis Foto Bruno Frauzino 09 06 2021

As ações incluem ainda uma ação social, que pode ser critério de desempate entre as equipes. No caso do time do DF, o projeto recebeu o nome de Jovens Ideias. A partir da problemática do desemprego entre jovens do DF e em parceria com a Junior Achievement e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, os estudantes ofertaram para alunos do Novo Ensino Médio do Sesi-DF oficinas virtuais sobre mercado de trabalho e criação de startups.

Transmissão ao vivo

O programa F1 in Schools ocorre desde 2019 e é voltado para estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas do Sesi pelo País. Cada equipe pode ter de três a seis alunos. O Sesi-DF participa da competição desde o início. Em 2019, levou para o campeonato a equipe Colibri e, em 2020, a equipe Lobo-Guará.

Devido à pandemia, a disputa este ano ocorrerá de forma virtual. Trinta e uma equipes participarão da competição, que reunirá 160 alunos de escolas de 17 unidades da Federação.

O disparo dos carros será feito de forma automática em miniaturas de pistas de corrida nesta quinta-feira, 17 de junho, a partir das 8h, com transmissão ao vivo pelo canal Sou Robótica, no YouTube. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de junho, quando ocorrerá o Festival Sesi de Robótica, também com transmissão pelo canal.

Conheça os integrantes da equipe Axis, do Sesi-DF:

Equipe Axis Sesi DF

 
Texto: Samira Pádua
Foto da miniatura: Letícia Ferreira/Sesi-DF
Foto da equipe: Bruno Frauzino/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF