Sesi-DF abre vagas da EJA Profissionalizante para a comunidade

11 08 2020 EJA Profissionalizante arquivo pessoal"Tenho uma filha com oito anos e, no futuro, preciso ter condições para dar estudo a ela”. A fala é de Ana Regina Gomes (foto), de 35 anos, que em 2019 ingressou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).

Recém-chegada de Minas Gerais, ela veio para Brasília naquele ano com o objetivo de retomar os estudos — interrompidos na juventude, quando deixou de ir à escola para ajudar no sustento da família. No Sesi-DF, as aulas, que tiveram início de forma presencial, migraram para o formato online durante a pandemia. “Nesse período, os professores foram sempre atentos e isso fez muita diferença. Hoje em dia, tem muito conteúdo disponível pela internet, com acesso livre, mas a orientação do professor é fundamental e ajuda muito”.

Agora, com o Ensino Médio completo, motivada pela filha e pela mãe, ela cursa o segundo semestre de Pedagogia em uma faculdade particular. “Não é fácil. Às vezes, a gente pensa que está muito sobrecarregado, mas, quem quer, consegue. É ter força de vontade mesmo e querer ter um futuro; a escola está aí para ensinar”, completa.

Para aqueles que, assim como Ana Regina, desejam concluir os estudos, o Sesi-DF está com inscrições abertas até o dia 20 de agosto para a EJA Ensino Médio Profissionalizante, com a possibilidade de finalizar a formação escolar e receber qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). O curso terá carga horária de 1.200 horas. Dessas, 200 horas serão destinadas à qualificação do aluno no curso Assistente Administrativo.

Nos dois casos, as aulas serão a distância. No módulo de educação básica do Sesi-DF, além da formação online, haverá um encontro presencial por semana com os alunos, no Sesi Taguatinga, no período noturno. Na qualificação do Senai-DF, as aulas também são virtuais, com um encontro semanal ao vivo pela plataforma online.

Há vagas para a comunidade e para trabalhadores da indústria e seus dependentes e a formação é gratuita.

Como fazer a inscrição para a EJA Profissionalizante
Para participar, é preciso ser de baixa renda, maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano) ou equivalente. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sesi-DF. São 49 vagas, remanescentes do edital exclusivo para industriários, lançado no início do mês.

As vagas serão preenchidas por ordem de cadastro no site e confirmadas após a análise do cumprimento dos requisitos. Na página de inscrições, é preciso anexar:

O resultado será divulgado em 24 de agosto, no site do Sesi-DF e nos murais do Sesi Taguatinga. As matrículas ocorrerão de 24 a 27 de agosto, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas, na Central de Atendimento da escola. O candidato deverá apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, histórico escolar (caso tenha), comprovante de residência, comprovante de tipagem sanguínea e uma foto 3x4.

O início das atividades está previsto para 31 de agosto, em uma acolhida aos alunos com orientações sobre as aulas. Antes de começarem os módulos educacionais, os estudantes passarão por um processo de reconhecimento de saberes. Os alunos preencherão questionários que vão indicar para a equipe pedagógica do Sesi-DF qual o nível de conhecimento de cada um e quais os conteúdos deverão ser estudados.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento Cliente do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Texto: Samira Pádua
Foto: Arquivo pessoal
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF