Estudantes iniciam aulas do Centro de Excelência em Esporte

Centro de Excelência em Esporte Foto Bruno Frauzino 29 09 2021 capaDepois de duas semanas de avaliações físicas, tiveram início na segunda-feira, 27 de setembro, as aulas do Centro de Excelência em Esporte, no Sesi Taguatinga. O projeto é um convênio da Secretaria de Esporte e Lazer com o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e tem o objetivo de atender 1,5 mil crianças e adolescentes, preferencialmente, estudantes da rede pública de ensino do DF, com idades de nove a 15 anos.

Pelo projeto, são ofertadas atividades físicas de formação esportiva nas modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. Entre os objetivos da iniciativa estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar. A seleção do Sesi-DF para a gestão do projeto ocorreu por meio de chamamento público.

De 13 a 24 de setembro, os matriculados passaram por testes. “Fizemos a avaliação de cada um deles, com informações como peso, altura, coordenação e agilidade. Esse mapeamento serviu de referência para o início das aulas e nos ajudará em um segundo momento, com a análise do desempenho dos alunos”, explica o coordenador de Promoção da Saúde do Sesi-DF, Robson Feitosa.

Um dos participantes do projeto é Gabriel Freitas de Sousa, de 12 anos (foto acima). Aluno do Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II, ele aguardava nesta quarta-feira, 29 de setembro, no pátio do Sesi Taguatinga, o início do segundo dia de aula. “Nos primeiros dias, a gente fez avaliação; agora, já estamos nos treinos, começando a jogar. Estou achando muito bom!”, disse o jovem, que pratica futebol.

Ele estava acompanhado da mãe, Ancarla Freitas da Silva, de 38 anos, que destacou a importância da atividade física para o desenvolvimento do filho. “Acho importante para que ele se mantenha mais ativo, tenha mais disposição. Soube do projeto pelas redes sociais e estou achando ótimo”.27 9 2021 Centro de Excelência em Esporte Foto Victor Hugo Pessoa 25

Enquanto Gabriel treina no campo, Mateus Santos de Brito (foto abaixo), de 13 anos, desenvolve habilidades na piscina. Aluno de escola particular, ele também é um dos participantes do projeto. “Eu já queria colocá-lo em aula de natação, quando soube do programa pela irmã do meu cunhado. Entrei no site e fiz a inscrição; é a primeira vez que ele está fazendo a modalidade e está muito ansioso para começar”, contou a mãe de Mateus, Keila Cristina Moreira, de 42 anos, na segunda-feira, 27 de setembro, minutos antes do primeiro dia de aula do filho.

Inscrições abertas

Ainda há vagas para as modalidades de futebol, futsal, futevôlei e voleibol. Apesar da possibilidade de inscrição de alunos da rede privada de educação, a prioridade das vagas é para os estudantes das escolas públicas.

Para se inscrever, o responsável pelo aluno precisa acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada e preencher o formulário com os seguintes dados:

Para a inscrição, será necessário anexar no formulário uma foto ou uma cópia legível de documento que mostre o CPF da mãe ou do responsável pelo aluno, como a Carteira de Habilitação, o RG ou o CPF. Ao finalizar cadastro, o sistema apresentará um comprovante de que a inscrição foi feita com sucesso.

A efetivação da matrícula deverá ser feita em até cinco dias úteis após a inscrição online, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas. Nesse momento, será preciso assinar um termo que informa que o aluno está apto para a prática de atividades físicas e apresentar:

 
Texto: Samira Pádua
Foto da capa: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Foto do Gabriel e da Ancarla: Bruno Frauzino/Sesi-DF
Foto do Mateus e da Keila: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF