Sesi-DF lança Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 22 Novembro 2021 17:48

Atualizado em 17/11, às 14h.
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoverá, de 4 a 11 de dezembro, o Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria. O concurso, voltado a todos os gêneros e estilos da música brasileira, tem inscrições abertas até 21 de novembro. O regulamento do festival pode ser baixado aqui.
Podem participar trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes. Estudantes do Sesi e do Senai-DF acima de 12 anos e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também podem concorrer.
São três categorias para músicas que não são inéditas, divididas de acordo com o perfil do público participante, e outra exclusiva para composições inéditas, em que todos concorrem entre si.
No caso das composições inéditas, as músicas poderão ser interpretadas pelo candidato compositor ou por intérprete indicado por ele — desde que estes façam parte do grupo apto a disputar o concurso.
O primeiro colocado de cada categoria receberá como prêmio um pacote turístico para o Rio de Janeiro (RJ), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet; em terceiro, um violão elétrico. Todos os candidatos classificados para a fase semifinal receberão certificados de participação.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas pela internet, com o preenchimento dos formulários abaixo:
- Trabalhadores da indústria, empresários e dependentes
- Estudantes do Sesi-DF, do Senai-DF e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador
- Empregados da Fibra, da CNI e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Senai e do IEL, além de seus dependentes
Para se inscrever presencialmente, o candidato deve ir, a partir de 3 de novembro, às unidades Sesi Saúde Central Park (SCN Quadra 1, Bloco E) e Centro Cultural Sesi (QNF 24, Área Especial S/N, Taguatinga Norte) de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.
Participantes de todas as categorias devem apresentar ficha de inscrição preenchida e assinada; termo de autorização para participação de menor (para candidatos ou intérpretes menores de idade); termo de autorização de gravação e uso de imagem do intérprete; termo de consentimento para tratamento de dados pessoais; arquivo de vídeo com a gravação da música interpretada pelo candidato ou pelo intérprete e com duração máxima de quatro minutos e cópia da letra da música inscrita, redigida em língua portuguesa e impressa em formato ofício, com corpo da letra 12. Para composições inéditas, é preciso entregar declaração de autoria/ineditismo com firma reconhecida em cartório. Os termos e as fichas de inscrição podem ser acessados aqui.
As listas com os documentos específicos para comprovação de que o candidato faz parte do grupo relacionado à categoria pela qual deseja concorrer está disponível no regulamento do concurso, publicado no site do Sesi-DF.
Cada candidato poderá participar em uma única categoria e com apenas uma música, que deverá ter até quatro minutos de duração. A participação poderá ser individual ou em dupla.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Etapas de seleção
O concurso ocorrerá em três etapas. Na fase preliminar, a comissão de seleção, com base no material entregue na inscrição, selecionará 40 candidatos, sendo 10 para cada categoria.
A fase semifinal ocorrerá no auditório do Sesi Saúde Central Park, em evento para convidados, com a apresentação das músicas selecionadas na fase preliminar. Nesse momento, serão selecionados cinco participantes de cada categoria, que estarão classificados para a fase final.
Na última etapa, prevista para 11 de dezembro, também no Sesi Saúde Central Park, os concorrentes farão as apresentações e serão definidos os três primeiros colocados de cada categoria.
Na modalidade de interpretação, serão avaliados afinação, dicção, interpretação e ritmo. Já na modalidade composição (letra e música), os quesitos serão harmonia, interpretação, letra (poesia), ritmo e melodia.
O Sesi-DF colocará à disposição dos participantes estrutura de músicos profissionais (com teclado, bateria, baixo, guitarra ou violão) e suporte para equipamentos compatíveis aos candidatos que indicarem, na ficha de inscrição, a intenção de utilizá-los. Aqueles que não desejarem o acompanhamento poderão tocar o próprio instrumento musical, desde que também informado durante a inscrição.
Sesi MúsicaA primeira edição do Sesi Música ocorreu em 2008. O concurso foi realizado também nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2014, com a revelação de talentos como o de Wilson Corrêia (foto), de 67 anos.
Agente patrimonial edifício-sede da Fibra ele gosta de compor músicas, em especial sambas e canções religiosas. Em 2010, 2011 e 2014, participou dos festivais. Foi premiado nas três vezes — duas em primeiro lugar e uma na segunda colocação. “O Sesi Música é uma oportunidade para revelar novos talentos. Muitas pessoas têm o dom, mas não têm oportunidade de se expressar, então, essa é uma iniciativa válida, muito boa”, conta Wilson Corrêia.
[Atualização em 17/11, às 14h: o prazo de inscrições foi prorrogado de 15 para 21 de novembro.]
Texto: Samira Pádua
Fotos da capa e da matéria: Cristiano Costa/Sesi-DF – 22.7.2010
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF