Alunos do Sesi-DF apresentam protótipo de respirador de baixo custo na Campus Party Brasília
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- Última Atualização: Sexta, 25 Março 2022 14:40

Alunos do 3º ano do Novo Ensino Médio do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), da escola de Taguatinga, apresentam nesta quinta-feira, 24 de março, o protótipo de um respirador mecânico emergencial de baixo custo durante a Campus Party Brasília, que ocorre de 23 a 27 de março, no Estádio Mané Garrincha. A apresentação será no palco T-800 e tem transmissão ao vivo, a partir das 21h30. Para assistir, inscreva-se no site do evento.
Os estudantes José Guilherme Magalhães (à esquerda na foto), de 17 anos, e Iago Vale, de 16, supervisionados pela professora Luciana Kaminski, iniciaram a criação do aparelho durante o Desafio Sesi de Robótica Covid-19, realizado pelo Departamento Nacional do Sesi em 2020. José e Iago eram membros da equipe de robótica do Sesi Taguatinga Axolots e participaram com outros colegas do desenvolvimento do respirador mecânico emergencial, que além de ter baixo custo de produção, pode ser manuseado por técnicos de enfermagem, melhorando a circulação de ar nos pulmões do paciente sem necessidade de intubação.
Após o desenvolvimento da primeira versão do respirador, José e Iago continuaram o projeto no itinerário de Matemática do Novo Ensino Médio, com o apoio da professora Luciana. Em 2021, a docente inscreveu e conseguiu a aprovação do projeto em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Como resultado, os jovens receberam recursos para aprimorar o respirador, que passou a ter sistema pneumático controlado por arduíno. Além da melhoria do protótipo, com a aprovação no edital, os alunos puderam apresentar o projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrida em dezembro de 2021.
“Essa experiência do Novo Ensino Médio está sendo realmente incrível para nós. Como a gente ama matemática, aplicar ela na vida real é bastante interessante. A gente pôde ver que o conteúdo que estamos aprendendo é algo que podemos aplicar no nosso cotidiano para resolver problemas. Escolhemos desenvolver esse projeto diante do desafio que a robótica lançou, pensando em como melhorar a vida das pessoas durante a pandemia e, por isso, resolvemos desenvolver esse respirador de baixo custo, que tem o objetivo de realizar os primeiros socorros de pessoas com crise respiratória”, explicou José.
Para a construção do respirador mecânico, foram priorizadas a utilização de materiais de baixo custo, buscando sempre garantir segurança e eficácia no funcionamento do produto. A primeira versão foi criada utilizando a impressora 3D, no Espaço Maker do Sesi Taguatinga.
“O itinerário de Matemática possibilitou que eles pudessem utilizar na prática os conceitos de lógica e de programação. Contudo, é válido ressaltar que é um projeto interdisciplinar, pois surgiu de um problema social e todas as demais áreas do conhecimento estão envolvidas”, ressaltou a professora Luciana.
Desenvolvimento
Durante o processo de desenvolvimento do projeto, os estudantes conversaram com engenheiros de várias áreas, como mecatrônica, e tiveram apoio do instrutor Ranielson Carvalho, do itinerário de Matemática do Senai-DF. Com o suporte, os jovens puderam aprimorar o hardware, o software, a interface do aparelho e o processo automatizado do respirador. “Alguns profissionais disseram que não seria possível realizar o projeto diante das dificuldades técnicas, porém, depois de dois anos de pesquisas e testes, foi possível desenvolver o respirador”, explicou Luciana. Segundo a professora, os alunos do Sesi-DF agora têm a intenção de produzir uma nova versão do aparelho, mais compacta, portátil e com custo de produção ainda mais baixo.
“Primeiramente, o respirador mecânico foi feito para suprir as necessidades de respiradores no Brasil, no início do ano de 2020. Depois disso, foi projetado para que possa servir como um equipamento de primeiros socorros para áreas de grande fluxo de pessoas, como escolas, escritórios e eventos”, disse Iago.
Metodologia STEAM
Projetos como o do respirador construído pelos alunos do Sesi Taguatinga são possíveis porque os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação têm acesso aos Espaços Maker, que propiciam o desenvolvimento do protagonismo de novas ideias e criações por meio da metodologia STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A metodologia faz parte de um projeto educacional interdisciplinar, que valoriza experimentação, criatividade, autonomia, pensamento crítico e outras habilidades importantes. O objetivo é melhorar o nível de formação das pessoas para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.
“Você dá um desafio para o aluno e o prazo para cumprir. Eles são responsáveis por todo o desenvolvimento, fazem até a cotação de produtos, como ocorreu no caso da evolução do projeto do respirador, mas os professores estão sempre por perto, monitoram os projetos o tempo todo. Fico muito feliz de ver o crescimento e amadurecimento dos alunos, que não compreendiam muito bem como funcionava, e hoje eles explicam a linguagem de programação e sobre questões de medicina”, destacou Kaminski.
Para saber mais sobre as escolas do Sesi-DF, marcar uma visita às unidades ou fazer matrícula, os interessados podem acessar o site www.sesidf.org.br.
Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF