Está aberta a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FLL
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 25 Mai 2022 11:10

Teve início nesta sexta-feira, 25 de março, a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL), que desafia estudantes de nove a 16 anos a buscar soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. A competição é feita de forma híbrida.
A cerimônia de abertura ocorreu na manhã de hoje, com transmissão pelo YouTube, sob o comando do tradicional animador das arenas de FLL, Matheus Oliveira Santos, mais conhecido como Tio Matheus.
A temporada 2021/2022 da FLL tem como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Estão inscritos para a etapa regional 18 times do Centro-Oeste, sendo 14 do Distrito Federal, dois de Mato Grosso do Sul, um de Goiás e um de Mato Grosso.
Especialista convidada para compartilhar a experiência profissional com os estudantes durante a cerimônia de abertura, a engenheira naval Maricruz Cepeda parabenizou as equipes pela participação no torneio. “Logística e transporte são duas palavras fáceis de dizer, mas difíceis de gerenciar, ainda mais com as dimensões continentais do Brasil. Na era digital, todos estamos acostumados a dar um clique e só aguardar nosso pedido chegar, mas realmente pensamos em toda a cadeia de recursos que tem por trás?”, instigou.
“De forma fascinante, hoje podemos ver como todos os envolvidos no torneio estão pensando nesses problemas. A pesquisa é importante em qualquer momento de nossas vidas, porque com ela aprendemos a questionar e a desafiar nossos limites”, completou Maricruz, que é mestre em engenharia oceânica, com atuação nas áreas de logística e transporte.
Na FLL, os competidores são avaliados em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values, que trata de trabalho em equipe e respeito mútuo.
Logo após a cerimônia de abertura, os participantes iniciaram as apresentações dos projetos de inovação pela First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para torneios online. As análises dos materiais enviados pelos estudantes seguiram durante o dia em tempo real, pela plataforma Microsoft Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos árbitros.
Batalhas de robôs
No sábado, 26 de março, as competições serão presenciais, no Sesi Taguatinga, com batalhas de robôs a partir das 8h30. O evento não é aberto ao público e será transmitido pelo YouTube. As equipes vão levar às mesas de batalha os robôs que construíram para a temporada. Os aparelhos, montados e programados pelos alunos com a tecnologia Lego Mindstorms, poderão executar até 16 missões relacionadas a logística, em três rounds de dois minutos e meio cada.
São desafios que valem pontos e que têm níveis de complexidade diferentes, simulando situações rotineiras do mundo do transporte como descarregar um avião cargueiro, retirar um contêiner de um navio ou fazer o reparo de um trilho de trem e depois movimentar vagões. Árbitros avaliam o desempenho e a construção dos robôs e os melhores equipamentos são premiados.
A pontuação das equipes no desafio do robô é somada a outras avaliações, como a do projeto de inovação — solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática. O resultado define os vencedores da categoria principal do torneio, a Champion´s Awards. Ainda há prêmios como os de melhores design e desempenho do robô. A cerimônia de premiação também terá transmissão no YouTube, a partir das 16h30.
Temporada Cargo Connect
No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições da categoria Challenge da First Lego League. Na First Lego League Challenge (FLL), as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, desenvolver um projeto de inovação e estar norteadas por valores fundamentais.
“Nós, do Sesi-DF, acreditamos no papel fundamental que a educação exerce na vida das pessoas e com certeza na mudança que isso traz para a sociedade. No torneio, serão colocados em prática o relacionamento interpessoal, a criatividade e o protagonismo dos alunos, que são o grande diferencial do processo de ensino-aprendizagem”, destacou a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.
A abertura também contou com a participação de árbitros que avaliarão as equipes. Também participaram a representante do Departamento Nacional do Sesi Luciana Baroni e a gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Sesi-DF e do Senai-DF, Thaysa Tonhá, que abriu oficialmente o torneio.
Texto: Samira Pádua
Fotos: Nilson Carvalho/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF