Sesi-DF conquista sete prêmios no torneio regional de robótica

Depois de dois dias de avaliações, foram conhecidos neste sábado, 26 de março, os vencedores da etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL). O Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) conquistou sete troféus na competição, incluindo os dois primeiros lugares do Champion's Award, que é o prêmio principal do torneio.

A equipe Albatroid, do Sesi Taguatinga, foi a grande campeã, seguida da Bisc8, do Sesi Sobradinho, que levou a segunda colocação. Emocionada, a estudante Emily Gonçalves, de 16 anos, não conteve as lágrimas ao saber o resultado. “Trabalhamos muito e a maior lição que eu tive foi a persistência. Juntos, somos capazes de qualquer coisa e tenho orgulho disso!”

As duas equipes garantiram vaga para a disputa nacional, no Festival Sesi de Robótica, que ocorrerá em São Paulo, de 27 a 29 de maio. Também foi classificada para a competição na capital paulista a equipe Mega Mentes, da Escola Sesi de Dourados, de Mato Grosso do Sul, que ficou em 3º lugar no Champion's Award. Com a quarta melhor pontuação no torneio regional, a equipe Bono, do Sesi Sobradinho, também conquistou vaga para o torneio nacional. A Albageek, do Sesi Taguatinga, ficou com a terceira suplência.

Além dos prêmios principais, a Rede Sesi-DF de Educação obteve as primeiras colocações em quatro categorias: Core Values, com a Lego of Olympus; Projeto de Inovação, com a Lego Field; Design do Robô, com a Bono, e Desempenho do Robô, com a Albatroid. O prêmio de Técnico Destaque ficou com Kamila Sousa, da Bisc8.

Equipes de todo o Centro-Oeste
A competição ocorreu nos dias 25 e 26 de março e reuniu 18 equipes do Centro-Oeste: 14 do Distrito Federal, duas de Mato Grosso do Sul, uma de Goiás e uma de Mato Grosso. Ao todo, participaram 116 alunos e 26 técnicos.

No primeiro dia, os participantes apresentaram os projetos de inovação de forma online, pela plataforma First Reh (Remote Event Hub). As análises dos materiais enviados pelos estudantes ocorreram em tempo real, pela plataforma Microsoft Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos árbitros.

Neste sábado, foi a vez das competições presenciais, com as batalhas de robôs. Todas as equipes levaram às mesas os aparelhos que montaram e programaram com a tecnologia Lego Mindstorms para executar até 16 missões relacionadas a logística. Foram três rounds de dois minutos e meio cada um, seguidos das semifinais e da final.

26 03 albatroid victor hugo pessoa 2

Depois de dois anos sem competição presencial, devido à pandemia da covid-19, o Sesi Taguatinga voltou a receber estudantes para um torneio regional. "Foi muito esforço e muita superação de vocês para a gente chegar até aqui. Espero que vocês saiam do evento inspirados, felizes e realizados”, comemorou o integrante do Comitê de Avaliação Nacional da FLL Arnaldo Ortiz Clemente, conhecido pelos competidores dos torneios de robótica como Tiozão. Todos os competidores, técnicos e árbitros receberam certificados e medalhas pela participação.

Presente na cerimônia, o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano, destacou a importância de competições como essa para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. “Todos os troféus e todas as medalhas que vocês receberam aqui não são o mais importante nesses dois dias de torneio, mas sim tudo que vocês vão levar deste momento para a vida”, disse, aos estudantes. “Vocês estão construindo uma carreira de futuro e, apesar de o torneio parecer uma brincadeira, ele será um diferencial para vocês; a indústria 4.0 precisa disso!”, completou.

Temporada Cargo Connect
A temporada 2021/2022 da FLL tem como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Também está alinhada ao nono objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições da categoria Challenge da First Lego League. Na First Lego League Challenge (FLL), as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, desenvolver um projeto de inovação e estar norteadas por valores fundamentais.

Veja a lista dos premiados:

Champion's Awards
Categoria principal da etapa regional do DF do Torneio Sesi de Robótica

1⁰ lugar: Albatroid – Sesi Taguatinga (DF)
2⁰ lugar: Bisc8 – Sesi Sobradinho (DF)
3⁰ lugar: Mega Mentes – Escola Sesi de Dourados (Dourados-MS)

Core Values
Lego of Olympus – Sesi Gama (DF)

Projeto de Inovação
Lego Field – Sesi Gama (DF)

Design do Robô
Bono – Sesi Sobradinho (DF)

Desempenho do Robô
Albatroid – Sesi Taguatinga (DF)

Técnico/Mentor Destaque
Kamila Sousa – equipes Bisc8 (Sesi-DF)

Descoberta
Iron Star – Colégio La Salle (Águas Claras-DF)

Estrela Iniciante
Mega Gênias – Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes (Lucas do Rio Verde-MT)
Espartanos – Colégio Militar Tiradentes (DF)

Prêmio dos Juízes
Capitech – Escola Sesi de Campo Grande (Campo Grande-MS)

Desafio do Robô
Mega Mentes – Escola Sesi de Dourados (Dourados-MS)

Equipes classificadas para o Festival Sesi de Robótica, que ocorrerá em São Paulo (SP), em maio:
Albatroid – Sesi Taguatinga (DF)
Bisc8 – Sesi Sobradinho (DF)
Mega Mentes – Escola Sesi de Dourados (Dourados-MS)
Bono – Sesi Sobradinho (DF)

Equipes suplentes para o Festival Sesi de Robótica
Espartanos – Colégio Militar Tiradentes (DF)
Capitech – Escola Sesi de Campo Grande (Campo Grande-MS)
Albageek – Sesi Taguatinga (DF)

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

 Veja a galeria de fotos:

Cerimônia de Premiação da etapa regional do torneio de Robótica