Inscrições para turma 14 do Vira Vida estão abertas até 8 de abril
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 20 Abril 2022 21:06
O programa Vira Vida do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) está com inscrições abertas para o processo de seleção para a 14ª turma. O prazo é até as 14 horas de 8 de abril.
Para participar do Vira Vida, o jovem precisa ter o seguinte perfil:
- Ser vítima de violência sexual ou estar em situação de extrema vulnerabilidade para violência sexual;
- Ter de 15 a 21 anos;
- Ter defasagem de série e idade;
- Ter histórico de evasão escolar e/ou de repetência;
- Ter vínculos familiares fragilizados ou rompidos;
- Apresentar baixa ou nenhuma dependência química.
Os interessados em fazer parte devem procurar uma das instituições abaixo e indicar o desejo em participar:
- Conselhos tutelares
- Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas)
- Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
- Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav)
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
As entidades farão o acolhimento dos jovens e encaminharão os formulários de inscrição para a equipe do Vira Vida. Os endereços dos Caps e dos Cepavs podem ser consultados pelo site info.saude.df.gov.br/saude-do-cidadao/. Já no site da Secretaria de Desenvolvimento Social estão as localizações dos Cras (www.sedes.df.gov.br/cras/) e dos Creas (www.sedes.df.gov.br/protecao-e-atendimento-especializado/). No site da Secretaria de Justiça, dos conselhos tutelares (conselhotutelar.sejus.df.gov.br/2346-2/).
A equipe do Vira Vida aplicará uma prova aos inscritos para identificar os conhecimentos dos jovens em Português e o nível de escolaridade de cada um. A última fase do processo de seleção é a entrevista individual. A previsão é de a seleção dos alunos termine no fim de abril e que as atividades comecem em maio.
Como funciona o programa
Durante um ano e três meses, o Vira Vida oferecerá a meninos e a meninas de 15 a 21 anos educação básica do Sesi-DF e cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), que são parceiros do projeto. Os jovens também terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, de cultura e de esporte e lazer, além da inserção socioprodutiva.
O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 para atender rapazes e moças em situação de vulnerabilidade social. Em Brasília, o Sesi-DF executa o programa desde 2009 e já formou 574 jovens, de 15 a 21 anos, em 13 turmas.