Hárpia coloca carrinho na pista da F1 in Schools

Coração na mão e velocidade na pista: o segundo dia do 4º Festival Sesi de Robótica, em São Paulo, trouxe na programação as provas da F1 in Schools. Na competição, alunos de nove a 19 anos, matriculados em escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) de todo o País, criam escuderias e projetam protótipos de carros de Fórmula 1 a partir de blocos de poliuretano.

29 05 harpia f1 moacir evangelista 1

No fim da manhã de sábado, 28 de maio, foi a vez de a escuderia Hárpia, do Sesi Gama, disparar pela primeira vez na pista da competição o modelo desenvolvido pela equipe. Impulsionado por um cilindro de dióxido de carbono (CO2), o A-VETEC, como foi batizada a miniatura, ganhou velocidade a partir do comando das alunas Evellyn Mendes e Giovana Fontes, ambas de 17 anos. Elas revezaram os acionamentos das corridas do início e do final do dia.

Sob o olhar atento da torcida, o veículo chegou a 52 quilômetros por hora. A equipe não conseguiu a classificação para as finais, mas considera que a experiência valeu a pena.

“É uma sensação incrível ver o trabalho dando certo, é gratificante. Não foi dessa vez que conseguimos levar na pista, mas espero que nas próximas a gente consiga”, disse a aluna Giovana, sobre o sentimento em ver o trabalho da escuderia traduzido em velocidade.

Além da corrida, os integrantes da Hárpia passaram o dia em apresentações. Uma delas, para explicar aos avaliadores sobre a ação social da equipe: o projeto Propet. A iniciativa retoma a ideia desenvolvida pela equipe de robótica Lego Field, do Sesi-DF, para a temporada 2016/2017 da competição First Lego League (FLL). O objetivo é entregar próteses para animais com deficiência física.

Os estudantes também apresentaram a ação Help 4 Girls, que consiste em colocar itens de higiene em banheiros da escola para ajudar jovens em período menstrual. Cada caixa contém absorventes, hastes flexíveis com pontas de algodão, lenços, sabonete e desodorante.

A disputa, inicialmente com 41 equipes, tem atualmente 40 escuderias competidoras. A Hárpia tem o patrocínio do Sicoob Empresarial e o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), do Abrigo Fauna e Flora, da Rolapel Rolamentos, e de Hyppet e Marcos Hartwich.

Rounds da FLL
O sábado também foi marcado pelo início dos rounds da First Lego League (FLL). Em competições simultâneas, os estudantes colocaram nas mesas os robôs feitos com peças de Lego e programados com a tecnologia Lego Mindstorms para executar até 16 missões relacionadas a logística. As equipes Albatroid, Bisc8 e Bono participaram de três batalhas de dois minutos e meio cada uma.

29 05 familia robotica moacir evangelista 1Entre um round e outro, na plateia, a auxiliar administrativa Elenilde Vanique, de 46 anos, e o bancário Valdir Vanique, de 49 anos, observavam atentos os movimentos do filho na arena. Eles viajaram do DF para São Paulo para acompanhar o filho, Natan Vanique, de 15 anos, que integra a equipe Bono, do Sesi Sobradinho, e era um dos responsáveis por monitorar o cumprimento das missões pelo robô do grupo.

“Eu o incentivei a participar a robótica, porque é algo bom para o futuro dele e ele sempre gostou de tecnologia”, conta Elenilde. “Ele está vivenciando aqui uma história única. O apoio da família é essencial para que ele seja bem-sucedido no caminho que ele escolher”, completou, orgulhosa pelo desenvolvimento do filho.

Ao longo do dia, os estudantes também apresentaram os projetos de inovação desenvolvidos para a temporada 2021/2022 da FLL, com o tema Cargo Connect. A equipe Albatroid, do Sesi Taguatinga, tem como projeto de inovação o protótipo de uma haste estabilizadora de segurança para caminhões basculantes.

Já a equipe Bisc8, do Sesi Sobradinho, apresentou o projeto LogBox: um armário com dimensão de 30 x 40 centímetros para o armazenamento de encomendas. A ideia da Bono, também do Sesi Sobradinho, é ajudar na localização de bagagens de pessoas que viajam de avião. Com isso, a equipe desenvolveu um rastreador em tempo real para malas: o Bono Voyage.

29 05

Último dia de torneio
O Festival Sesi de Robótica ocorre no Pavilhão da Bienal de São Paulo e reúne 1,2 mil alunos de escolas públicas e privadas das 27 unidades da Federação. Neste domingo (29), as atividades ocorrem das 9 horas às 16h30, com mais batalhas da FLL e corridas da F1 in Schools. A entrada do público é gratuita e permitida até as 16 horas. A cerimônia de premiação será transmitida a partir das 15 horas, pelo canal Sou Robótica, no YouTube.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Veja a galeria de imagens:

Festival Sesi de Robótica - 2º dia - Início das competições