Festival Sesi de Robótica contabiliza mais de 13,2 mil visitantes em três dias

Festival Sesi de Robótica Encerramento FotoMoacirEvangelista29052022Terminou neste domingo, 29 de maio, o 4º Festival Sesi de Robótica, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. O evento, que teve início na sexta-feira, 27 de maio, reuniu mais de 13,2 mil visitantes, que em uma área de 22,8 mil metros quadrados puderam conhecer projetos e iniciativas ligados à tecnologia e à inovação.

“O Sesi não poupa limites para dar o máximo de uma educação transformadora e, mais do que isso, criar um movimento nacional pela robótica. O que vocês estão construindo é a educação do século 21, que resolve problemas do mundo real e é baseada na linguagem computacional e na capacidade de trabalhar em equipe com diversão”, destacou o diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Rafael Lucchesi, aos estudantes durante a cerimônia de premiação e encerramento. “Premiamos alguns dos melhores competidores porque esse é o sentido da competição. Mas todos que estiveram neste festival são pessoas sensacionais que já foram tocadas pelo letramento digital e por toda a transformação que a robótica e a educação vão propiciar à vida de cada um”, completou.

Ao todo, mais de mais de 1,2 mil estudantes de todo o País competiram em três categorias: First Tech Challenge (FTC), First Lego League (FLL) e F1 in Schools.

O Sesi-DF participou do torneio com 21 alunos, em duas categorias. Na FLL, competiram as equipes Albatroid, do Sesi Taguatinga, e Bisc8 e Bono, do Sesi Sobradinho. As equipes desenvolveram e programaram robôs autônomos para executar missões em uma arena com o tema da temporada, além de pensarem uma solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática. A temporada 2021/2022 da competição teve como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística.

Festival Sesi de Robótica Encerramento FotoMoacirEvangelista29052022 Durante o festival, eles se revezavam entre apresentações restritas aos avaliadores, explicações sobre os projetos nos estandes montados ao longo do pavilhão e batalhas de robôs com equipes de outras unidades da Federação. No desafio surpresa do torneio, a Albatroid chegou à semifinal. Na competição, as 100 equipes participantes foram divididas em duplas formadas por 50 alianças, que precisavam alinhar estratégias e jogar juntas na mesa.

Já na F1 in Schools, o Sesi-DF foi representado pela equipe Hárpia, formada por estudantes do Sesi Gama. Na competição, os alunos criaram e escolheram o nome para a escuderia e projetaram protótipos de carros de Fórmula 1 a partir de blocos de poliuretano.

Também prepararam um plano de negócios, buscaram apoiadores para desenvolver a ideia e pensaram em marketing e em estratégias para mídias sociais. As atividades incluíram ainda o desenvolvimento de uma ação social. O grupo teve patrocínio do Sicoob Empresarial e o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), do Abrigo Fauna e Flora, da Rolapel Rolamentos, e de Hyppet e Marcos Hartwich.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Veja aqui a galeria de imagens. 

 

Festival Sesi de Robótica 2022 - Cerimônia de encerramento e premiação.