Projeto de Inclusão Socioesportiva promove I Festival de Natação

4 6 2022 Festival de Natação Projeto de Inclusão Socioesportiva Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 1A manhã deste sábado, 4 de junho, foi de muita animação na unidade de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). O espaço, que sedia o Projeto de Inclusão Socioesportiva, recebeu alunos e seus familiares para o I Festival de Natação. A programação contou com competições de natação, aulão de hidroginástica, disputas de futebol, pula-pula, escorregador inflável, apresentações de judô e da banda da Polícia Militar do DF, aula de zumba e estande de massoterapia. 

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer do DF com o Sesi-DF. Por meio de convênio, são atendidos gratuitamente estudantes das redes de ensino pública e privada e a comunidade em geral, em aulas de natação e de hidroginástica. 

"A parceria entre o setor produtivo e o governo mostra o quão importante é promover o acesso ao esporte, que alegra, contagia e nos dá vida. A promoção da qualidade de vida é um dos pilares do trabalho desenvolvido pelo Sesi”, disse o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco. Em funcionamento desde fevereiro deste ano, o projeto tem 1.496 alunos matriculados.

Durante a abertura do evento, a psicopedagoga Ana Paula Soares, mãe de Leonardo, de 10 anos, um dos alunos do projeto, deu depoimento sobre a experiência deles. “Meu filho é autista grave e tem dificuldade de coordenação motora, por isso, sempre busquei uma atividade esportiva que ele pudesse fazer. Passamos por várias academias e nenhuma teve tato para lidar com a condição dele. No Sesi, vimos uma porta se abrir. Aqui, os professores adequaram-se para atender as necessidades dele e respeitam o tempo dele no processo de aprendizagem. A instituição quebrou barreiras e incluiu meu filho no projeto. Isso sim é inclusão.”

São objetivos da ação possibilitar o acesso à prática de atividades aquáticas, auxiliar no combate ao sedentarismo e despertar o interesse de novos alunos para a prática esportiva. “Acredito no poder transformador do esporte e com o Projeto de Inclusão Socioesportiva podemos garantir o acesso igualitário da população às atividades esportivas”, afirmou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Presente no Festival, a deputada federal Celina Leão (PP) elencou os benefícios da prática de esportes. “Cidadania, dignidade, educação, novas habilidades e bem-estar. Todos que estão participando do projeto têm esse retorno de alguma forma. O Estado tem o dever de atender a essa demanda, que é ferramenta de transformação e de mudança de vida. Este é o compromisso de todos os envolvidos.”

Também estiveram no evento o gerente executivo de Operações do Sesi-DF, Ricardo Pereira, e a gerente de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DF, Fabiana Mouzinho.

4 6 2022 Festival de Natação Projeto de Inclusão Socioesportiva Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 2Celebrações de conquistas
O Festival foi a oportunidade para que os alunos vivenciassem uma disputa e analisassem a própria performance. “A atividade física permite que meus filhos tenham disciplina, pontualidade e responsabilidade. É um ganho que vai além do desempenho na piscina, é a contribuição para a formação de cidadãos”, conta a comerciante Lúcia Telma Batista, de 37 anos, que é mãe dos alunos Maria Luiza, de 10 anos, e Ricardo Dimitri, de 13 anos. Tia das crianças, Maria de Fátima Rodrigues também os acompanhava. O momento se tornou uma programação de lazer em família (foto à esquerda).

Os alunos da natação foram divididos em grupos de acordo com a idade e o nível de conhecimento — iniciante, intermediário e avançado — e competiram por baterias. Já os alunos da hidroginástica formaram três turmas para aulas de 30 minutos. Os participantes receberam medalha e lanche.

Aposentada, Rita Neta, de 62 anos, conta que a hidroginástica deu a ela energia e vitalidade. “Desde que comecei a modalidade, sinto-me mais disposta, como se eu tivesse 40 anos. É uma sensação maravilhosa. Só tenho gratidão por participar deste projeto.”

4 6 2022 Festival de Natação Projeto de Inclusão Socioesportiva Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 4Para Murillo Rodrigues (foto à direita), de 5 anos, a competição representou vitória. “Eu aprendi a nadar em pouco tempo. Já sei mergulhar e nadar de costas e de peito — nesse é preciso fazer a posição da flecha. Meus colegas também são muito bons. Por isso, ganhamos uma medalha.”

Chamamento público
A seleção do Sesi-DF para executar o Projeto de Inclusão Socioesportiva ocorreu por meio de chamamento público da Secretaria de Esporte e Lazer do DF. Pelo projeto, são ofertadas 1.496 vagas para crianças, jovens, adultos e idosos, sendo 986 para natação e 510 para hidroginástica.

As aulas ocorrerão até dezembro de 2022. O convênio tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Marcos Gomes/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF