Vira Vida realiza aula inaugural da 14ª turma

23 6 2022 Aula inaugural Vira Vida 14 Foto Victor Hugo Pessoa Capa 2A unidade São João XXIII do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), que fica no Gama, recebeu em 23 de junho representantes do governo local e do setor produtivo para a cerimônia que oficializou o início da 14ª turma do Vira Vida. O programa atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

As atividades da nova turma começaram em 18 de maio. O primeiro mês foi de socialização e acolhimento. Durante o período, foram abordadas quatro dimensões com os alunos: biológica, que trata da apresentação pessoal e da qualidade de vida; social, referente ao bem-estar e a convivência em comunidade; psiquê, que corresponde a relação entre corpo, alma e mente; e a espiritual.

“O trabalho de desenvolvimento humano aborda questões de identidade, autoestima, autoconfiança, autoconceito, projeto de vida e resiliência, até chegar na plenitude humana. Aliado a isso, temos parceiros que levam aos jovens qualificação profissional e conhecimento em diversas áreas, como a das artes e da cidadania”, explica a assessora de Responsabilidade Social do Sesi-DF e coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.

O programa tem duração de um ano, período em que o grupo terá à disposição aulas de educação básica e profissional.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) oferecerá formações para Assistente Administrativo, Excel Intermediário, Operador de Computador e Preparação para Inserção no Trabalho. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF) ministrará capacitações de Assistente Administrativo, Elaboração de Documentos Organizacionais, Qualidade no Atendimento, Recepcionista e Recrutamento e Seleção de Pessoas. As instituições são parceiras do Vira Vida.

Dos cem participantes, 50 completarão o Ensino Fundamental com o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) ofertado pelo Sesi-DF. Os outros 50 já cursam ou finalizaram a educação básica. “O Vira Vida é um programa incrível, que vai me dar muitas oportunidades. Aqui é transformação e agradeço à equipe por não me deixar desistir”, disse um dos jovens da nova turma, de 18 anos, ao contar a própria história durante o evento.

Além do atendimento educacional, os alunos têm acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. Por último, os jovens serão inseridos no mercado de trabalho. “Já são centenas de jovens formados pelo Vira Vida, que nos orgulham, e que, como vocês, estão resgatando cidadania e fazendo um País melhor”, destacou o diretor financeiro da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Walid Sariedine, que representou o presidente da Federação e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar.

Para a execução da 14ª turma, há um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF, que destina de R$ 3,8 milhões por meio de emenda do deputado distrital e vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), presente na aula inaugural.

Também na cerimônia, a coordenadora de Proteção e Prevenção às Ameaças e Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, Nayara Lopes, destacou aos novos alunos a importância da iniciativa e desejou-lhes sucesso durante a trajetória. “Todos aqui têm uma dor, mas chegou o momento de se despedir dela para poder voar. Vocês têm de ser fortes, estudar, ter perseverança e não desistir. Vão existir momentos difíceis, mas vocês não são o que fizeram com vocês, mas sim o que vocês fazem com o que fizeram com vocês”, disse.

Histórico

O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 para atender jovens em situação de vulnerabilidade social. Em Brasília, o Sesi-DF executa o programa desde 2009 e já formou 13 turmas. Os alunos são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.

A iniciativa tem o apoio de outras instituições do Sistema S – Senai, Senac, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também são exemplos de parceiros da iniciativa o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Defensoria Pública do DF.

Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF