Aulas de redação serão ministradas na segunda etapa do Mais que Vencedor
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 01 Setembro 2022 18:02
A Sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, localizada em Taguatinga, recebeu nessa terça-feira, 30 de agosto, o lançamento da segunda etapa do Mais que Vencedor. A partir de 19 de setembro, os alunos atendidos no programa terão aulas presenciais de Redação. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Juventude do Distrito Federal e tem como objetivo preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS).
De março a agosto deste ano, os participantes assistiram, por plataforma online, a conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias ministrados pelo Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). No ambiente virtual, eles tiveram aulas ao vivo, acesso à materiais gravados e textos, além de espaço para tirar dúvidas.
“A redação é uma fase extremamente relevante para aprovação em um vestibular ou em provas do PAS ou do Enem. É nela que a pessoa demonstra o que acumulou de conhecimento ao longo da sua formação e apresenta experiências e argumentos em cima de uma temática. Tudo isso em um espaço curto, daí a necessidade de ter habilidades para alcançar um bom resultado. É preciso um treinamento, e, é nesse processo que o programa contribui”, disse o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, durante a cerimônia. Ele ainda reforçou a importância da parceria dos setores público e produtivo em prol dos estudantes de Brasília. “É uma forma de igualar a educação, ou seja, de dar a jovens a oportunidade de terem uma preparação de alto nível para as provas de acesso à universidade.”
A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas. A primeira etapa ocorreu com encontros online de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. De 5 a 16 de setembro os estudantes farão simulados, a fim de avaliar o aprendizado.
Já as aulas preparatórias para Redação, que começam no dia 19, ocorrerão presencialmente, uma vez por semana, das 19 às 21 horas, em uma das escolas do Sesi-DF — Gama, Sobradinho ou Taguatinga —, escolhida pelos alunos no ato da inscrição. Nos outros dias, os professores estarão em sala de aula para plantão de dúvidas. Até 9 de dezembro, todo o material usado nos encontros estará disponível para acesso na plataforma Microsoft Teams. “O programa é uma capacitação única, ainda mais vinda de uma rede de ensino qualificada como o Sesi. A formação vai além do ensinamento didático, pois passa por aconselhamentos de profissionais para escolhas de futuro”, disse a secretária de Juventude, Leila Ornelas.
Estudante do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte, Ana Vitória Diogo (foto), de 15 anos, acredita que o programa a coloca em uma posição a frente de outras pessoas que concorrem a uma vaga de universidade. “Sempre tive maior dificuldade em assuntos relacionados a Química e a Física, mas aqui pude entender melhor a formulação de uma equação, por exemplo. Há uma atenção enorme dos professores e atendimento individualizado, isso fez com que eu aprofundasse conteúdos que na escola não tive a chance.”
Na visão da jovem Isabela Aparecida do Nascimento, também de 15 anos, aluna da rede particular, o Mais que Vencedor é mais uma ferramenta para ela conquistar a entrada no curso de Medicina. “Sonho em trabalhar com saúde, mas para isso preciso estudar muito. O programa faz a diferença nesse sentido, pois é uma rede de apoio para quem quer ingressar no ensino superior”, afirma.
Programa Mais que Vencedor
São mais de 3,9 mil jovens matriculados na iniciativa. As pré-inscrições foram feitas em janeiro, pelo site do Sesi-DF, com prioridade para alunos e egressos de escolas públicas. Contudo, a comunidade também pode se inscrever.
