Festival Sesi Música 2022 premia talentos da indústria local
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 29 Novembro 2022 21:25
A noite deste sábado, 26 de novembro, foi de premiações na Sala Yara Amaral, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga Norte. Depois da apresentação dos 15 finalistas do Festival Sesi Música 2022 – Vozes da Indústria, foram anunciados os vencedores desta edição do concurso, que busca promover a cultura entre trabalhadores e empresários da indústria e seus dependentes, valorizando, fomentando e difundindo a produção musical do País.
Na categoria Composição Inédita, o primeiro lugar ficou a dupla de estudantes do Sesi-DF Luiz Francisco de Assis Borges e Moises Geraldo Rodrigues, com a música Cheiro de Chão. “A letra traz recordações do Moises dos tempos de infância na roça, em Patos de Minas [MG]. Ele me mostrou a letra, eu me encantei e colaborei com a parte musical”, explicou Luiz Francisco. Além do primeiro lugar, eles levaram também o troféu de melhores intérpretes da categoria.
A disputa final foi entre cinco concorrentes, com avaliação dos jurados para os quesitos de harmonia, interpretação, letra (poesia), ritmo e melodia.
Já na interpretação de músicas que já foram gravadas por outros artistas, dez participantes foram finalistas e o pódio ficou com o instrutor do Senai-DF Anderson da Silva Costa, que cantou Sonho Lindo. Foram avaliados afinação, dicção, interpretação e ritmo.
“Uma colega de trabalho enviou em um grupo que estavam abertas as inscrições para o festival e de imediato eu me inscrevi, não pensei duas vezes”, disse. “Essa é uma ideia super válida. Independentemente do prêmio, é uma forma de a instituição incentivar o colaborador”, completou.
Como prêmio, eles receberam um pacote turístico para João Pessoa (PB), com direito a um acompanhante. Para os que ficaram em segundo lugar, o prêmio foi um tablet. Os terceiros colocados levaram um teclado musical. Veja no fim da matéria a lista de todos os ganhadores.
O evento foi transmitido ao vivo no canal da Fibra no You Tube. Enquanto os jurados compilavam as notas do concurso, o público se divertiu com o show de humor da Cia de Comédia Setebelos.
O festival
A edição deste ano do festival é comemorativa dos 50 anos da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). “A nossa retomada pós-pandemia com os temas culturais é muito importante e, com ações como o Festival Sesi Música, valorizamos talentos e promovemos o desenvolvimento cultural dos trabalhadores”, avaliou o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.
Promovido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), o Sesi Música ocorreu pela primeira vez em 2008. O concurso foi realizado também em 2009, 2010, 2011, 2014 e 2021. Este ano, foram 37 artistas inscritos. Desses, 30 passaram para a semifinal e 15 avançaram para a final.
O festival foi aberto para trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes da Fibra, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos Departamentos Nacional e Regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes diretos. Estudantes do Sesi-DF e do Senai-DF acima de 12 anos e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também puderam concorrer.
Veja a lista dos vencedores do Festival Sesi Música 2022 – Vozes da Indústria:
Categoria I – Interpretação
1º lugar
Anderson da Silva Costa
Música: Sonho Lindo
Trabalhador do Senai-DF
2º lugar
Dhébora Paiano Nascimento Martins
Música: Primeiro Amor
Dependente de trabalhador do Sesi Taguatinga
3º lugar
Lenyne Gomes Rabi
Música: O Maior Vilão Sou Eu
Trabalhadora do Senai-DF
Categoria II – Composição Inédita
1º lugar
Luiz Francisco de Assis Borges e Moises Geraldo Rodrigues
Música: Cheiro de Chão
Estudantes do Sesi-DF
2º lugar
Silvio Samuel Teixeira
Música: Sete e Trinta Até as Dez
Estudante do Sesi-DF
3º lugar
Benjamim Rodrigues da Cunha
Música: Fica Comigo
Estudante do Sesi-DF
Texto: Samira Pádua
Foto de capa: Nilson Carvalho/Sesi-DF
Foto da matéria: Nilson Carvalho e Bruno Frauzino/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF