Na Semana Pedagógica, professores visitam o Sesi Lab

24 1 2023 Visita dos professores do SesiDF ao Sesi Lab Foto Victor Hugo Pessoa Arte, ciência e tecnologia no mesmo espaço é a proposta do Sesi Lab, que conecta as três áreas em atividades interativas e experiências sensoriais. Por meio delas, visitantes têm a oportunidade de entender, na prática, diferentes conceitos científicos e fenômenos naturais e sociais.

O Sesi Lab é uma iniciativa dos Departamentos Nacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Inaugurado em novembro, fica no Setor Cultural Sul, no prédio do antigo Touring Club, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto. Na terça-feira, 24 de janeiro, 60 professores da Rede Sesi-DF de Educação estiveram no museu. A ação integrou as atividades da Semana Pedagógica do 1º semestre de 2023.

O grupo fez uma visita guiada por duas exposições, uma temporária e outra de longa duração. A primeira, O Futuro das Profissões, propõe uma discussão sobre o tempo em que vivemos e os tempos que virão. Já a exposição de longa duração tem três galerias — Fenômenos no Mundo, Aprender Fazendo e Imaginando Futuros. Além disso, os educadores participaram da oficina Registro de um Instante, em que cada um criou uma câmara escura. A ideia foi que debatessem os conceitos físicos do objeto e o funcionamento do olho humano.

“O Sesi Lab tem o papel de promover a educação, por isso há três pilares que permeiam o museu: a metodologia Steam [que aborda a interdisciplinaridade de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática]; a alfabetização científica, que trata do processo de construção de saberes; e a conexão com a BNCC [Base Nacional Comum Curricular], de modo que estamos alinhados com o currículo pedagógico das escolas”, explicou aos visitantes a coordenadora de Educação do Sesi Lab, Luciana Martins.24 1 2023 Visita dos professores ao Sesi Lab Foto Victor Hugo Pessoa

Para a professora de Linguagens e suas Tecnologias do Sesi Taguatinga Nara Neri (foto), a visita foi uma oportunidade de identificar ferramentas para aplicar à didática de sala de aula. “A vivência de hoje nos permitiu enxergar na prática os conteúdos ministrados para os estudantes. Assim, vamos poder trazê-los ao Sesi Lab para que vejam de perto o funcionamento das teorias. Também é uma forma de eles terem acesso a cultura, em um museu onde é possível interagir e colocar a mão na massa. É enriquecedor e fantástico para aprendizagem.”

Os ingressos para entrada no Sesi Lab custam R$ 20, a inteira, e R$ 10, a meia-entrada. Crianças de até 10 anos de idade, pessoas com deficiência, professores do Sesi, do Senai e de escolas públicas, trabalhadores da indústria, contribuintes do Sistema Indústria e associados ao Conselho Internacional de Museus (Icom) têm acesso gratuito.

O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Na primeira quinta-feira de cada mês, o horário é estendido (das 9h às 21h) e a entrada é gratuita para todos os públicos.

Semana Pedagógica
A visita ao Sesi Lab foi uma das atividades da Semana Pedagógica do 1º semestre de 2023 da Rede Sesi-DF de Educação. Com o tema As Emoções e o Conhecimento na Perspectiva de uma Educação Inovadora, a programação teve início em 18 de janeiro, com a recepção de boas-vindas na Sala Yara Amaral, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga.

Semana Pedagogica 2023 Fotos Victor Hugo Pessoa

O superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, fez a abertura do evento. Ele destaca que a abordagem de temas relacionados ao socioemocional contribui para a visão de uma formação integral. “É importante que seja desenvolvido esse tipo de ação com nossos docentes, de forma que consigam, no relacionamento com os alunos, perceber situações em que possam ter uma interação mais efetiva, contribuindo para a transformação e para a formação de nossos jovens”, avalia.

Diretores, professores, orientadores pedagógicos, secretários escolares, monitores, assistentes e psicólogos das três escolas da rede participaram da Semana Pedagógica. Divididos em grupos por áreas do conhecimento, trabalharam em oficinas, dinâmicas e ações de preparação do ano letivo, que se iniciou em 25 de janeiro.

“É um momento em que eles podem se dedicar ao compartilhamento de ideias, ao conhecimento de novas práticas pedagógicas, a estudos e, principalmente, ao planejamento das ações educativas que serão realizadas em 2023”, diz a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

A palestra de abertura foi ministrada pela neurocientista e professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais Leonor Guerra. Ela falou sobre as relações entre a neurociência e a educação, na perspectiva da absorção do aprendizado pelo cérebro. “Quando o educador entende que aquilo que faz em sala de aula tem repercussão sobre a biologia do aprendiz e que essa biologia tem regras para funcionar melhor ou pior, ele passa a repensar suas estratégias pedagógicas e reafirma estratégias que já usava anteriormente”, explica Leonor.

Em parceria com a pedagoga, psicopedagoga e mestre e doutora em Educação Ana Luiza Neiva Amaral, ela escreveu a obra Neurociência e Educação: Olhando para o Futuro da Aprendizagem, publicada pelo Departamento Nacional do Sesi e disponível em português e inglês no Portal da Indústria. Exemplares do livro foram entregues aos participantes.

A Semana Pedagógica do 1º semestre de 2023 se encerrou em 24 de janeiro, com a Festa da Amizade, momento de descontração e confraternização da equipe.

Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Semana Pedagógica 2023