Está aberta a etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica FLL Challenge

Esta sexta-feira, 10 de fevereiro, começou com muita animação na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi). Logo cedo, antes das 8h, crianças e jovens das quatro unidades federativas do Centro-Oeste desembarcaram na unidade. Nas mãos e nas malas, traziam robôs e protótipos de projetos desenvolvidos por eles. Na ponta da língua, gritos de garra. Iniciava-se assim a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge.

A competição, realizada em diversos países, desafia pessoas de 9 a 16 anos a buscar soluções para problemas reais da sociedade. Cento e trinta e seis competidores de 22 equipes se inscreveram da etapa regional no Sesi Taguatinga. São 12 do DF, 4 de Mato Grosso, 3 de Goiás e 3 de Mato Grosso do Sul. A abertura do torneio foi declarada pelo superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, que destacou o tema da temporada 2022/2023 de competições — Energize — e o protagonismo dos estudantes.

“Energia é um tema muito importante em termos de sustentabilidade. Aqui, temos jovens que valorizam a educação, a inovação, a inclusão e a oportunidade de causar impacto na sociedade”, afirmou o superintendente. “Queremos que vocês levem para a vida o espírito de cooperação e a visão de trabalho em equipe e do impacto social que vocês podem causar. O País precisa de cada um de nós para que façamos a diferença para os jovens que não têm a condição de estar aqui como vocês.”

10 2 23 Festival Regional de Robotica Foto Victor Hugo Pessoa Corpo

Nesta temporada, os participantes foram convidados a reimaginar o futuro da energia sustentável. Na FLL, o desafio foi intitulado Super Powered e os grupos exploram a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia. “Esta é a 11ª temporada que o Sesi opera aqui no Brasil e a gente não pode esquecer que o Sesi-DF foi um dos primeiros departamentos regionais que estavam no primeiro [torneio] nacional. Então o Sesi-DF já tem a expertise, a robótica na veia, e traz para vocês hoje e amanhã um torneio que move centenas de pessoas”, disse o coordenador da FLL pelo Departamento Nacional do Sesi, Marcos Sousa, durante a cerimônia de abertura.

A disputa começou ainda pela manhã. Na mesa de competições, as equipes têm 2 minutos e 30 segundos para fazer com que o robô desenvolvido e programado por elas execute missões com o tema da temporada. Nas salas de avaliação, apresentam os projetos de inovação pensados para solucionar um problema da vida real relacionado a energia sustentável. Além disso, é preciso que os participantes estejam norteados por valores fundamentais, os chamados core values, que incentivam o respeito e a cooperação entre os competidores. Após a etapa regional, as equipes mais bem colocadas seguem para a etapa nacional e, desta, para um torneio internacional.

Público é bem-vindo
O torneio é aberto ao público, que, neste sábado (11), pode assistir a batalhas de robôs e conhecer projetos de inovação dos estudantes das 9h30 às 14h30. O Sesi Taguatinga fica QNF 24, Área Especial (Taguatinga Norte). A cerimônia de encerramento e premiação, também aberta, será às 15h.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação
 
Veja aqui a galeria de imagens:
Etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge - Dia 1