Alimentação e orientações de segurança no 5º Festival Sesi de Robótica foram ofertados pelo Sesi-DF

Refeicao na robotica FotoMoacirEvangelista18032023 Do café da manhã ao lanche da tarde. Três refeições diárias para os competidores e técnicos do 5º Festival Sesi de Robótica, além de comida para as equipes de organização do evento. Cardápio personalizado e adaptado às necessidades do festival, que teve duração de quatro dias, de 15 a 18 de março. Essa foi a missão dada ao Sesi Alimentação, central de produção de alimentos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), responsável pelo fornecimento de refeições para o maior festival de robótica do País.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha sediou disputas educacionais da First Lego League (FLL) Challenge, da F1 in Schools, da First Tech Challenge (FTC) e da First Robotics Competition (FRC), que reuniram mais de 2 mil estudantes com idades de 9 a 19 anos.

Durante o período, foram entregues 13,3 mil kits lanches no turno matutino, 11,2 mil almoços e outros 9.975 kits lanches pela tarde. Achocolatados, sucos, água de coco, pães, bolos, cookies e barras de cereais compuseram as pequenas refeições. Já no almoço, foram servidos hambúrgueres, cachorros-quentes, sanduiches e crepes. No caso dessa última, o serviço funcionou no formato rampa, ou seja, no modelo self-service. Os alunos escolhiam, por exemplo, o tipo de pão, a proteína e os acompanhamentos. Além disso, havia opções veganas.

“O cardápio dos competidores foi pensando para que eles pudessem se alimentar bem em um tempo curto. A agenda do festival era repleta de atividades e as crianças e os adolescentes ficavam muito envolvidos com a competição, com os horários muito determinados. Assim, montamos lanches de forma que eles pudessem escolher o que quisessem, consumindo também alimentos frescos”, explica a nutricionista e supervisora técnica do Sesi Alimentação, Darlane Barros. A produção e o transporte dos insumos foram feitos pela central de produção de alimentos, com exceção dos pães, produzidos por empresa terceirizada.

No primeiro dia da programação do festival, ocorreu a Festa da Amizade, momento de descontração e confraternização entre os estudantes. Na ocasião, o Sesi Alimentação serviu mais de três mil itens como mini pizzas, esfihas, salgados assados, espetinhos de carne e de frango, picolé, salada de frutas, doces, água, sucos e refrigerantes.

A equipe técnica que participou do evento recebeu almoços em três dias. Foram servidas cerca de 2,1 mil refeições, entre prato principal, guarnições, acompanhamentos, saladas, sucos e sobremesas. O fornecimento chegou a 492 quilos de proteínas (carne bovina, frango e peixe), 388 quilos de arroz e outros 255 de feijão.

Na elaboração da comida, na logística de transporte e na entrega aos participantes, estiveram envolvidos no trabalho 165 empregados do Sesi-DF.

Conheça o Sesi Alimentação
No mercado há mais de 40 anos, o Sesi Alimentação está localizado na região administrativa do Guará. É a maior cozinha industrial da capital federal, com capacidade para produzir até 25 mil refeições diárias. O principal produto é a refeição transportada, entregue no endereço do cliente.

Para atender a empresas de perfis diversos, o Sesi Alimentação tem equipe de nutricionistas que elabora cardápios que buscam o equilíbrio entre a variedade e o valor nutricional dos alimentos, de acordo com as necessidades de cada tipo de negócio, sempre prezando pelo sabor e seguindo padrões de segurança alimentar. O Sesi Alimentação também oferta serviços de assessoria e consultoria nutricional, com o objetivo de auxiliar empresas no cumprimento de práticas de qualidade e adequação às normas legais voltadas aos serviços de alimentação.

Saiba mais no site: sesialimentacaodf.com.br

Guardiões da SegurançaGuardioes na robotica FotoMoacirEvangelista18032023
Na First Robotics Competition (FRC) estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de tamanho industrial (de até 55 kg e com 1,5 metro de altura) para competir em jogos de arena. Essa disputa exige que os jovens trabalhem com ferramentas industriais. Por isso, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Como o Festival Sesi de Robótica foi aberto ao público, as pessoas que acessavam essa área tinham de estar de óculos de proteção e com sapato fechado. Assim, seis profissionais de segurança no trabalho do Sesi-DF e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) eram responsáveis por orientar e fiscalizar para que todos atendessem as normas.

“Na área, os competidores usavam madeira e metais na construção dos robôs. Caso os materiais fossem lançados para fora do campo de manuseio das peças poderiam causar acidentes. O trabalho feito por nós foi de sensibilizar os jovens quanto o cuidado com os equipamentos e orientar os visitantes quanto os espaços que podiam circular”, explica o engenheiro de segurança no trabalho do Sesi-DF, Tauler Coelho. No evento, ele e a equipe eram conhecidos como Guardiões da Segurança.

O grupo também atuou na montagem do festival, apontado os ajustes necessários e o que podia ser corrigido no quesito de segurança do espaço.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja a galeria de fotos:

Alimentação e orientações de segurança no 5º Festival Sesi de Robótica foram ofertados pelo Sesi-DF