Sesi Bio é lançando na semana do meio ambiente
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 07 Junho 2023 18:26
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Rede Sesi-DF de Educação lançou o programa Sesi Bio. A iniciativa é voltada para educação ambiental e trabalhará com os alunos conceitos de projetos locais, nacionais e globais que tratam sobre sustentabilidade. A escola de Taguatinga da instituição foi a primeira a receber a ação. Na terça-feira (6), será a vez da unidade escolar de Sobradinho, e na quarta-feira (7), a do Gama.
O objetivo é conscientizar a comunidade escolar quanto à responsabilidade com o meio ambiente e aplicar, disseminar e inovar a partir da lógica sustentável.
Para embasar as atividades, o programa foi estruturado nos pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da Base Nacional Comum Curricular e do ESG — termo em inglês para environmental, social e governance. Esse último tem como princípio integrar estratégias ambientais, sociais e de governança para tornar negócios mais duradouros e sustentáveis. O quarto pilar é a Pauta da Indústria do DF 2023-2026, documento lançado em 2022 que apresenta as principais demandas para o desenvolvimento do setor.
“Nós precisamos nos unir para fazer a diferença no mundo. A preocupação deve estar até nas pequenas coisas como no descarte correto do lixo em casa ou na reciclagem de materiais. Precisamos sair do falar para o agir, e é isso que propomos no Sesi Bio”, disse o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, aos alunos.
A agenda do programa irá atuar nos temas água, florestas, ações climáticas, consumo consciente, carbono zero e matriz energética renovável, além de um calendário de eventos com datas comemorativas relacionadas aos assuntos.
Currículo pedagógico
A metodologia do Sesi-DF é baseada em conteúdos de tecnologias, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social, economia, e desenvolvimento de competências socioemocionais. “É por meio desta proposta de ensino contínuo e integrado que iremos formar os alunos em replicadores de boas ações”, afirma a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.
O projeto O Protagonismo Juvenil nas Ações Sustentáveis do Meio Ambiente é um exemplo de iniciativas da instituição. Ele foi aprovado no programa Garotas STEM, realizado pelo instituto British Council, pela Fundação Carlos Chagas e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem o objetivo de apoiar atividades científicas e tecnológicas que estimulem a participação de meninas.
“Os professores nos incentivam constantemente a criar projetos de inovação e a participar de editais voltados à tecnologia e de competições educacionais. É incrível pensar em uma solução, desenvolver a ideia e alcançar o resultado, principalmente quando a temática é sobre ciências da natureza. No Sesi, aprendemos a conhecer profundamente as áreas do conhecimento e acredito que será um diferencial quando eu for para o mercado de trabalho”, diz a aluna da 3ª série do Novo Ensino Médio Geovana de Queiroz (foto), de 17 anos, integrante do Garotas STEM.
Programação
Até quarta-feira (7), os alunos das três escolas — Gama, Sobradinho e Taguatinga —participam de palestras, oficinas, apresentações de trabalhos escolares e de feira de troca sustentável. Além disso, as crianças e os adolescentes receberão uma muda de planta doada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). São mudas de zinia amarela e rosa, de sálvia azul e de flocos drummond. Algumas delas serão plantadas nas unidades escolares.
No evento de lançamento no Sesi Taguatinga, estiveram presentes o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do DF (Fibra), José Antônio Bueno Magalhães Júnior, a gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Sesi-DF, Thaysa Tonhá, a gerente de Educação Básica do Sesi-DF, Denize Marques, e a subsecretária de Promoção à Ciência e Desenvolvimento Tecnológico do DF, Claudia Soares Lopes.
Para conhecer o Sesi Bio e baixar o guia do programa, acesse o site sesidf.org.br/sesi-bio.