Noventa e cinco jovens formam-se na 14ª turma do Vira Vida

27 6 2023 Formatura 14 turma Vira Vida Foto Victor Hugo Pessoa SesiDFPreparados para ressignificar a própria história, dar um novo sentido à vida e traçar um caminho próspero, 95 alunos se formaram nessa terça-feira, 27 de junho, no Vira Vida. A cerimônia ocorreu no auditório do Ministério Público do DF e Territórios. O programa, iniciativa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

“Cada um de nós tem algo difícil para contar sobre a própria história, mas o Vira Vida nos ensinou a ser perseverantes. Hoje, reconhecemos as nossas dores, mas temos consciência de que elas não nos limitam. Não vamos mais sobreviver, e sim viver. Saímos do casulo e nos tornamos lindas borboletas, prontas para alçar grandes voos”, disse a formanda Andressa*, de 16 anos, aos colegas e ao público do evento de formatura. A borboleta é o símbolo do programa. Representa transformação, renascimento e renovação.

Andressa* integrou a 14ª turma do Vira Vida. Pelo período de um ano, os alunos tiveram aulas de educação básica e profissional, acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde. Foram capacitados em cursos como Assistente Administrativo, Excel Intermediário, Operador de Computador, Oratória para Líderes, Preparação para Inserção no Trabalho, Qualidade no Atendimento, Recepcionista e Recrutamento e Seleção de Pessoas. Todos receberam uma bolsa-auxílio mensal e refeições diárias. O objetivo final é a inserção socioprodutiva dos participantes.

Na cerimônia, o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar, falou da importância das parcerias para o êxito do projeto e destacou a sensibilidade das instituições em reconhecer que o Vira Vida transforma pessoas. “Os jovens saem preparados para o mercado de trabalho, se tornam grandes talentos. Só precisam de uma oportunidade, e é graças à junção de esforços que temos alcançado o sucesso com o encaminhamento deles para estágio, programa de aprendizagem e até emprego formal.”

Iniciada em maio de 2022, a turma teve 100 matriculados e 95 concluíram o programa. Destes, 88 já foram contratados e dois participam de processos seletivos. Cinco alunas estão gestantes ou tiveram filho recentemente, por isso serão inseridas no mercado de trabalho posteriormente.

A equipe multidisciplinar do programa continua acompanhando os jovens seis meses após o ingresso no mercado. O monitoramento é feito por meio de visitas ao ex-aluno e do contato periódico com o supervisor dele no local de trabalho.27 6 2023 Formatura 14 turma Vira Vida Foto Victor Hugo Pessoa Sesi DF

O Ministério Público do DF e Territórios é parceiro do Vira Vida desde 2012 e já contratou cerca de 150 participantes como jovens aprendizes. Na formatura, a vice-procuradora-geral de Justiça Jurídico-Administrativa, Selma Sauerbronn, exaltou a educação como instrumento de mudança do País. “Quem tem conhecimento consequentemente tem poder, transforma, busca e consegue subir outros degraus. Ao mesmo tempo, tem responsabilidade: honrar esse aprendizado. É gratificante ver o brilho no olhar de tantos jovens que sonharam com este momento e hoje são ricos de conhecimentos. Nós, do Ministério Público, continuaremos a apoiar o Vira Vida com o nosso programa de aprendizagem, para que mais pessoas cresçam profissionalmente”, afirmou.

Para a execução das atividades da 14ª turma, foi firmado no ano passado um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF, com a destinação de R$ 3,8 milhões por meio de emenda do então deputado distrital Rodrigo Delmasso, atual secretário da Família e Juventude do DF. “Eu acredito plenamente no papel social que o Vira Vida desempenha na nossa cidade, por isso batalhamos para que a iniciativa se tornasse uma política pública distrital. A partir do texto, foi estruturado o modelo de atendimento para jovens vítimas de violência sexual”, explica Delmasso, autor da Lei nº 7.210, de 28 de dezembro de 2022.

Conheça o programa
A metodologia do Vira Vida, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, com educação básica e cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental; e empregabilidade.

“Para o Brasil avançar, é necessário investir na educação — assim a sociedade terá bons profissionais no futuro. Pensando nisso, o Conselho vai propor e dialogar com os estados da Federação para que todas as unidades do Sesi pelo País recebam o Vira Vida. Além disso, estamos trabalhando em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para tornar a iniciativa uma política nacional, em prol de uma pátria democrática, livre e igualitária. Assim, meninos e meninas que estejam dentro do perfil do programa terão seus direitos garantidos”, afirmou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Vagner Freitas de Moraes.

O Sesi-DF executa o programa desde 2009 e já formou 669 jovens. A iniciativa tem o apoio de outras instituições do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF). O atendimento aos jovens é realizado na unidade Sesi São João XXIII, dedicada exclusivamente ao programa.

São parceiros do processo de inserção socioprodutiva a Fibra, a Caixa Econômica Federal, a Latam Linhas Aéreas, o Ministério Público do DF e Territórios, o Sabin Medicina Diagnóstica, o Sicoob Empresarial e a Urbi Mobilidade.

*Nome fictício em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens:

Formatura da 14° turma Vira Vida