Sesi Alimentação forneceu 75 mil refeições à Marcha das Margaridas

15 8 2023 Marcha das Margaridas Foto Victor Hugo Pessoa CAPAO sol nem havia despertado e as panelas da cozinha industrial do Sesi Alimentação, no Guará, já estavam a todo vapor. A missão: o preparo de refeições para as participantes da Marcha das Margaridas 2023. O encontro, em 15 e 16 de agosto, reuniu mulheres de todo o Brasil na capital federal para reivindicar uma sociedade justa e igualitária.

Contratada pelos organizadores da mobilização, a instituição forneceu 75 mil refeições — almoço e jantar no primeiro dia de atividades, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e almoço no segundo dia, no estacionamento do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Pelas mãos de 122 trabalhadores, 37,2 toneladas de alimentos foram transformadas em refeições, que foram acondicionadas em caixas térmicas — não só para manter a temperatura, mas garantir a qualidade — e transportadas até os locais de concentração das participantes da marcha.

Entre os preparos, estavam 9 toneladas de arroz branco, 6,6 toneladas de feijão, 4,5 toneladas de arroz carreteiro, 4,5 toneladas de galinhada, 4,5 toneladas de frango com legumes, 4,5 toneladas de cozido de carne, 1,7 tonelada de tomate, 1,2 tonelada de farofa e 700 quilos de folhagens. Sobremesa em tablete e suco de caixinha também fizeram parte do cardápio, definido com o contratante.

16 8 2023 Marcha das Margaridas Fotos Victor Hugo Pessoa

Do preparo à entrega, cozinheiros, auxiliares de operações, nutricionistas e estagiários de nutrição monitoravam atentos cada etapa do processo. A logística de transporte foi realizada em três caminhões.

“A alimentação, sem dúvida, é um dos grandes desafios [da organização da marcha] em termos financeiros e de busca por um fornecedor ideal para cumprir com a responsabilidade de entregar a encomenda no tempo certo, na hora certa e com qualidade, independentemente do tamanho da contratação. Nós encontramos no Sesi esses requisitos”, explica o secretário de Finanças e Administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Juraci Moreira Souto.

marcha das margaridas 2023 sesi alimentacao

Sesi Alimentação
A produção de refeições faz parte da missão do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), que é desenvolver soluções nas áreas de educação, saúde e segurança, a fim de promover a qualidade de vida dos trabalhadores e estimular o aumento da produtividade e da sustentabilidade das indústrias locais.

16 8 2023 Marcha das Margaridas Foto Victor Hugo Pessoa CAPASão mais de 40 anos de experiência e refeições nutricionalmente equilibradas e dentro dos padrões de segurança alimentar. “Nosso foco, naturalmente, é atender a indústria, seja na própria fábrica, seja de forma de descentralizada, como no setor da construção, em canteiros de obras. Essa é a nossa expertise. Porém, também podemos atuar em outros momentos, como foi o caso da Marcha das Margaridas, uma vez que temos a competência instalada”, diz o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco.

O Sesi Alimentação ocupa uma área de 46,5 mil metros quadrados no Guará, com uma edificação de 7.148 metros quadrados. Em 2022, foi produzido 1,8 milhão de refeições, entre café da manhã, almoço, lanche e jantar. No portfólio, além do serviço de alimentação transportada, há administração de refeitórios, alimentação escolar, consultoria alimentar, produção de kits temáticos e coffee breaks para eventos.

Empresas de qualquer porte podem contratar o Sesi Alimentação. O atendimento é personalizado e os valores variam de acordo com o serviço e o cardápio escolhido. As solicitações de orçamentos podem ser feitas pelo formulário do site www.sesialimentacaodf.com.br ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, no telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Marcha das Margaridas