Ensaio técnico reuniu os classificados na fase preliminar do Sesi Música 2023
- Detalhes
- Última Atualização: Sábado, 02 Dezembro 2023 00:52
Os 30 participantes do Festival Sesi Música 2023 – Vozes da Indústria estiveram na sexta-feira, 24 de novembro, e no sábado, dia 25, no auditório do Sesi Central Park, para ensaio técnico com a banda. Eles foram divididos em dois grupos e tiveram tempo com os instrumentistas para acertar o arranjo da música que cantarão no concurso. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no mesmo local, a partir das 19 horas, ocorrerão as semifinais, abertas ao público.
A realização é do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). O festival é voltado para trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes das entidades do Sistema Indústria do DF e nacional, além de seus ascendentes e dependentes diretos. Também participam estudantes do Sesi-DF e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) acima de 12 anos e estagiários que têm o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) como agente integrador.
Nos dias de ensaio, os cantores também receberam orientações sobre presença de palco e sobre empostação e colocação da voz da diretora de teatro musical Élia Cavalcante e do músico e ator Leo Avelar, respectivamente. “A iniciativa evidencia o potencial da população da capital federal e revela talentos. São vozes lindas e músicas inéditas fantásticas. O público vai curtir muito o que eles prepararam”, afirma Élia. A especialista deu dicas sobre performance, presença de cena e impacto pessoal: “Orientamos cada um de acordo com o seu estilo, a fim de que façam uma boa apresentação e se sintam confiantes”. Avelar, por sua vez, deu dicas de acordes e de técnica vocal. “Falei sobre utilização do microfone, momentos para destacar a voz na música e respiração.”
Estreante na competição, a agente de Correios Isadora Andrade tem expectativas positivas. “Estou em Brasília há menos de um ano, será a primeira vez que vou apresentar a minha arte no “quadradinho”. A música sempre esteve presente em minha vida, como um hobby e outras vezes como profissão. É bom poder retomar essa paixão”, conta a paulista. A canção escolhida por ela para interpretação é Flutua, de Johnny Hooker. “A música é um protesto de amor, sobre as pessoas se amarem da forma que desejarem. É sobre liberdade.”
Neste ano, a disputa é dividida em três categorias:
- Categoria I – Interpretação – Músicas não inéditas (músicas já gravadas e editadas)
Participantes ligados a empresas industriais
- Categoria II – Interpretação – Músicas não inéditas (músicas já gravadas e editadas)
Participantes ligados ao Sistema Indústria
- Categoria III – Composição inédita (letra e música) – Músicas inéditas
Participantes ligados a empresas industriais ou ao Sistema Indústria
A aluna da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Taguatinga Ingrid Martins, de 16 anos, compete pela segunda vez e sonha em estar entre os três primeiros colocados. “No festival, a disputa é saudável, um torce pelo outro. É muito bom! Há diversidade de estilos e vozes, então é uma oportunidade de aprendizado para mim. Quero me tornar cantora profissional, então participar de um concurso musical e acompanhar outras pessoas contribui para o meu desenvolvimento”, diz, empolgada.
Premiações
A final do Sesi Música 2023 será no Senai Taguatinga, em 2 de dezembro, em evento para convidados, com a apresentação das mesmas músicas selecionadas na semifinal. Na ocasião, os jurados definirão os três primeiros colocados de cada categoria.
O primeiro colocado de cada grupo receberá um pacote turístico de sete dias para o Rio de Janeiro, com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet. Os terceiros colocados levarão um violão elétrico cada um. O candidato com maior pontuação na fase final pelo voto popular receberá como prêmio também um violão elétrico.
Histórico
A primeira edição do Sesi Música ocorreu em 2008. O concurso foi realizado também nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2014. A iniciativa foi retomada em 2021 e, desde então, é realizada anualmente. O objetivo é promover a cultura entre trabalhadores e empresários da indústria e seus dependentes, valorizando, fomentando e difundindo a produção musical do País.
Veja a galeria de fotos: