Festival Sesi Música 2023 premia talentos
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 07 Dezembro 2023 17:20
Ao som de lindas vozes, músicas inéditas e interpretações extraordinárias, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) realizou nesse sábado, 2 de dezembro, a final do Festival Sesi Música 2023 – Vozes da Indústria. A unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) foi o palco para 15 artistas se apresentarem — nove saíram premiados.
A iniciativa do Sesi-DF tem o objetivo de promover a cultura entre trabalhadores e empresários da indústria e seus familiares, valorizando, fomentando e difundindo a produção musical do País.
Na edição deste ano, o concurso foi dividido em três categorias: duas de interpretação de músicas não inéditas — uma com candidatos representando empresas industriais (categoria I) e outra com candidatos representando entidades do Sistema Indústria (categoria II) — e uma terceira categoria de músicas inéditas, compostas pelos próprios participantes (categoria III).
Os finalistas foram definidos na sexta-feira (1º), após duas noites de apresentações no Sesi Central Park. Nas modalidades de interpretação, foram avaliados pelo júri afinação, dicção, interpretação e ritmo. Já na categoria de composição inédita, os quesitos foram harmonia, interpretação, letra (poesia), ritmo e melodia.
Na noite da grande final, os participantes se apresentaram para cinco jurados e uma plateia formada por familiares, amigos e colegas de trabalho. Na categoria de interpretação destinada a profissionais da indústria local, o primeiro lugar ficou com Laís Pinheiro, vendedora comercial na Brasal Refrigerantes. “Gratidão é a palavra. Gratidão pela oportunidade que o Sesi nos dá, ao estimular a exibição de talentos desconhecidos, e pela empresa em que eu trabalho, por motivar a cultura dentro e fora do ambiente laboral”, disse. Ela acredita que a escolha da música tenha sido o ponto principal para a vitória. “Força Estranha [de Caetano Veloso] é uma canção que faz parte da minha história e que sempre esteve presente na minha vida. O diferencial foi dar o meu tom na interpretação, a entrega foi total. Cantei com o coração.” Ela também havia participado do concurso em 2022, mas foi a primeira vez que saiu premiada.
O primeiro colocado de cada grupo recebeu um pacote turístico de sete dias para o Rio de Janeiro, com direito a um acompanhante. Para os que ficaram em segundo lugar, o prêmio foi um tablet. Os terceiros colocados levaram um violão elétrico cada um. Além dos prêmios do júri, houve premiação para o candidato com maior pontuação na fase final pelo voto popular — um violão elétrico.
Quem levou o troféu do voto popular foi a assistente técnico da Assessoria Jurídica do Sesi-DF Werônica Pereira, que também foi a grande campeã da categoria II. “Fiquei extremamente feliz com o resultado, pois não esperava. A intenção foi vir para me divertir, aproveitar o evento organizado pela instituição. É um espaço para sair da rotina, nos divertir ao lado da família e amigos e, ainda, conhecer grandes artistas. É fantástico”, afirmou a colaboradora, que interpretou Amor Perfeito (de Lincoln Olivetti, Michael Sullivan, Paulo Massadas e Robson Jorge).
Veterana no festival, a dupla Luiz Francisco de Assis Borges e Moisés Geraldo Rodrigues recebeu o troféu de campeã na categoria de música inédita pela segunda vez consecutiva — eles também foram vencedores em 2022. Nesta edição, com Na Moda Mato a Saudade, canção inspirada no avô de Luiz. “Quando eu estou em roda de viola, a lembrança do meu avô vem mais forte, retorno à minha infância. É um momento de alegria imensa, daí surgiu a ideia da letra”, explicou. Moisés falou sobre a divisão do prêmio. “Voltamos ao Sesi Música com a intenção de ele me pagar uma dívida”, brincou. “Na edição passada, ele teve a chance de conhecer João Pessoa (PB) e levar a esposa. Agora, eu vou curtir a cidade carioca com a minha esposa.” Ambos são alunos EaD do Sesi-DF.
Histórico
A primeira edição do Sesi Música ocorreu em 2008. O concurso foi realizado também nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2014. A iniciativa foi retomada em 2021 e, desde então, é realizada anualmente.
“A entrega dos participantes no palco do festival demonstra o quão positivo é valorizar artistas locais. São pessoas que estão dentro de indústrias ou escritórios e salas de aulas do Sistema Indústria com potencial para ser grandes nomes da música”, resume o gerente de Cultura do Sesi-DF, Felipe Moura. Na visão do gestor, o festival também contribui para um cllima organizacional mais favorável.
Conheça os vencedores:
Categoria I – Interpretação – Músicas não inéditas (músicas já gravadas e editadas)
- 1º lugar
Laís Cristina de Oliveira Pinheiro
Música: Força Estranha
Empresa: Brasal Refrigerantes
- 2º lugar
Isadora Alves de Andrade
Música: Flutua
Empresa: Correios
- 3º lugar
Josiane Alves da Silva
Música: Espumas ao Vento
Empresa: Caesb
Categoria II – Interpretação – Músicas não inéditas (músicas já gravadas e editadas)
- 1º lugar
Werônica Pereira de Souza
Música: Amor Perfeito
Colaboradora do Sesi-DF
- 2º lugar
Etiene Rezende Albuquerque
Música: Porto Solidão
Dependente de colaborador do Senai-DF
- 3º lugar
Ester Montenegro Silva
Música: Nos Braços do Pai
Estudante EaD do Sesi-DF
Categoria III – Composição inédita (letra e música) – Músicas inéditas
- 1º lugar
Luiz Francisco de Assis Borges e Moisés Geraldo Rodrigues
Música: Na Moda Mato a Saudade
Estudantes EaD do Sesi-DF
- 2º lugar
Silvio Samuel Teixeira
Música: Sobrevivente
Estudante EaD do Sesi-DF
- 3º lugar
John Herbert Tomaz Rocha
Música: Reenergiza
Estagiário do Sesi-DF
Voto Popular
Werônica Pereira de Souza
Música: Amor Perfeito
Colaboradora do Sesi-DF
Melhor Intérprete da Categoria III
Silvio Samuel Teixeira
Música: Sobrevivente
Estudante EaD do Sesi-DF
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
Veja a galeria de fotos: