Equipes da Rede Sesi-DF de Educação ganham cinco prêmios na etapa local do torneio de robótica
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 14 Dezembro 2023 12:59
“É uma sensação muito boa, uma emoção muito grande, porque a gente trabalhou muito por isso. É muito bom estar vivendo isto aqui!”, comemorou Ana Clara Silva, de 13 anos, integrante da Albatroid. A equipe, formada por seis alunos da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), conquistou o segundo lugar do pódio da etapa regional do Champion’s Award, a premiação principal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge.
A grande campeã foi a Elev3r, do Sesi Vilhena (RO). A competição começou na sexta-feira, 8 de dezembro, e se encerrou neste sábado, dia 9. À tarde, os vencedores foram anunciados na cerimônia de premiação. Realizado no Sesi Taguatinga, o torneio reuniu 21 equipes, com 153 competidores ao todo, de cinco unidades Federação: DF, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Além do segundo lugar na premiação principal, a Albatroid levantou o troféu do prêmio Parceria. O título, que é extraoficial e teve início nesta temporada, é dado à equipe que recebe o maior número de indicações dos grupos que disputam o campeonato. Em um formulário, todos tiveram de indicar um grupo e justificar, com base nos valores fundamentais de trabalho em equipe, porque ele deveria receber a premiação.
Quem também teve destaque pelo espírito de equipe foi a Lego Field, do Sesi Gama, que ficou com o troféu da categoria Core Values. Nesse quesito, os juízes observaram se a equipes exploraram novas habilidades e ideias, utilizaram criatividade e persistência para solucionar problemas, aplicaram o que aprenderam para melhorar o mundo, demonstraram respeito e acolheram as diferenças, trabalharam em equipe durante toda a jornada e se divertiram e celebraram as conquistas.
Depois de abraçar os colegas de time, Miguel de Almeida, de 15 anos, explicou: “Desde o início, a gente sempre foi uma equipe muito unida. Os técnicos até falavam que a gente era os próprios core values”. O troféu agora ficará exposto em uma mesa da escola em que a equipe coleciona vitórias de campeonatos anteriores. Questionado se ainda há espaço, Miguel responde sem titubear: “Tem para vários! Que venham mais troféus nas próximas temporadas!”
A Rede Sesi-DF de Educação também foi premiada nas categorias Design do Robô, com a equipe Bisc8, do Sesi/Senai Sobradinho, e Técnico/Mentor Destaque, com o professor João Mateus Alves, da Atomic, do Sesi Taguatinga.
Passaporte para o torneio nacional
Os três primeiros colocados no Champion’s Award garantiram vaga para o torneio nacional, que ocorrerá de 28 de fevereiro a 2 de março em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Além da Elev3r e da Albatroid, primeira e segunda colocadas, respectivamente, a Young Creators, do Sesi Várzea Grande (MT), que ficou com a terceira colocação, está classificada.
Com o troféu em mãos, Samara Nunes, de 11 anos, da equipe Elev3r, expressou o sentimento diante do resultado: “Foi sensacional, uma experiência daquelas! Chorei muito! Agora, que venha o nacional!” Ela já adiantou que o prêmio receberá cuidado especial. “Vamos segurar com cuidado [na viagem de volta a Rondônia] e depois colocar o troféu em um lugar coberto, com algumas mantas”, contou a menina, que participou da competição pela primeira vez.
São suplentes para o torneio nacional as equipes Bisc8, do Sesi/Senai Sobradinho (DF), Lego Field, do Sesi Gama (DF), e Tech Vikings, do Sesi Naviraí (MS).
Processo educacional durante as disputas
Superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco destacou durante a cerimônia de encerramento que oportunidades educacionais como o torneio contribuem para que os estudantes ajudem a construir novas realidades. Entre as habilidades desenvolvidas em disputas assim, ele destacou questões cognitivas e psicomotoras. “Sabemos que este momento é de culminância dos projetos de vocês, que constroem, pesquisam e se dedicam por muito tempo. A Rede Sesi acredita e trabalha por um mundo melhor e esse mundo melhor é construído a partir das nossas atitudes, do nosso conhecimento e de como a gente transfere isso no dia a dia”, disse.
O coordenador da FLL no Departamento Nacional do Sesi, Marcos Sousa, relembrou aos participantes o espírito da competição. “Espero que todos vocês tenham tido uma excelente experiência durante os dois dias. Não esqueçam que o que nós aprendemos é mais importante do que o que nós ganhamos; a experiência que vocês tiveram aqui é o prêmio maior!”
Veja a lista completa dos vencedores: