Sesi-DF atendeu mais de 270 trabalhadores na Atenção Primária à Saúde em 2023

Não há dúvida de que “prevenir é melhor que remediar”, mas colocar o ditado popular em prática não é tão simples. A falta de tempo e a dificuldade de locomoção acabam se tornando obstáculos ao cuidado com a saúde no dia a dia. Para apoiar as indústrias na promoção da saúde e na prevenção do risco de doenças entre os trabalhadores, o Serviço Social da Indústria (Sesi) criou o programa Atenção Primária à Saúde (APS).

A APS é o primeiro nível de atenção em saúde e centro de comunicação com toda a rede assistencial do Sesi, permitindo acessibilidade, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, humanização e equidade. No Distrito Federal, o programa é oferecido desde 2022.

No ano passado, de maio a novembro, 277 funcionários de cinco empresas brasilienses foram atendidos pela APS. São elas: Café do Sítio, Cidade Gráfica, Dona Jo, Marmoraria L. Mourão e Viva Gráfica.

Quando uma empresa contrata esse serviço do Sesi-DF, os trabalhadores contam com os cuidados de uma equipe formada por enfermeiro, médico, pedagogo e psicólogo, que os visitam periodicamente. Entre as ações estão oficinas de alimentação, consultas individuais e atividades físicas, como o exercício laboral.

“O programa tem o foco na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar. Nós mapeamos o estilo de vida do trabalhador da indústria. Para isso, utilizamos ferramentas próprias do Sesi capazes de entregar indicadores que nortearão nossas ações”, explica a gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Sesi-DF, Maria Claudia Pereira. São indicadores de produtividade, estilo de vida, hábitos alimentares, com base nos quais o Sesi-DF age de forma coletiva ou individual.

A psicóloga Pablinne Ferreira Duarte, que faz parte da equipe que vai às empresas, fala da diferença que o atendimento in loco faz para o trabalhador. “A gente quebra a barreira da acessibilidade. Ele não tem dificuldade em se deslocar, se ausentar para ir até um profissional da saúde — somos nós que vamos a ele. Ficamos presentes do ambiente de trabalho para oferecer esse cuidado”, diz.

A profissional também destaca o valor do serviço para as empresas: “É fundamental que tenham esse olhar, porque as pessoas que adoecem estão produzindo também, então lidar com isso no ambiente de trabalho é muito importante”.

Resultados visíveis

A Dona Jo, confecção de peças de vestuário fitness que conta com aproximadamente 60 funcionários, foi uma das atendidas pelo Sesi-DF em 2023. A gerente da empresa, Andrea Pinheiro, observou um salto na qualidade de vida dos trabalhadores desde o início do programa Atenção Primária à Saúde.

“Um dos ganhos foi eles se sentirem pertencentes, valorizados. Uma resposta de gratidão pela empresa. O índice de faltas diminuiu e o de consultas por problema de pressão alta também. Eles ficaram mais responsáveis uns pelos outros, justamente por terem tido esse acolhimento na saúde”, ressalta.

Para os funcionários da Dona Jo, os momentos de atendimento também serviram como oportunidade para conhecer melhor os companheiros de trabalho. “Tivemos ganho na qualidade de vida, no dia a dia, no entrosamento com a equipe. Eram minutos em que nos distraíamos, brincávamos, nos comunicávamos com as colegas. Tinha colega de quem a gente nem sabia o nome”, comenta a auxiliar de produção Vania Brito de Queroz, de 40 anos.

Vania enumera os benefícios para a própria saúde. “Ensinaram a gente como se alimentar melhor e como o exercício é importante para a mente, não só para o corpo. Passei a acompanhar quanto estava pesando, onde posso melhorar, como está a pressão. Nunca tinha tido essa experiência”, conta a trabalhadora.

Como contratar?

Para contratar o serviço do Sesi-DF e levar o programa APS à sua empresa, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Sesi-DF atendeu mais de 270 trabalhadores na APS em 2023