Sesi realiza seletiva brasileira para campeonato mundial da Microsoft

Imagem FreepikUma das maiores disputas de tecnologia do mundo ocorrerá em breve. É o campeonato Microsoft Office Specialist (MOS) — uma competição de tecnologia global, promovida pela Certiport, que testa as habilidades de estudantes de 13 a 22 anos em ferramentas Office, como Word, Excel e Power Point. 

No Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é o responsável pela realização das seletivas nacionais, que, este ano, vão classificar seis estudantes para o mundial, sendo dois por categoria — Word, Excel e Power Point.

A disputa brasileira ocorrerá em 1º de março, às 10h, nos Centros Autorizados do Sesi. As provas serão presenciais e os competidores participarão em suas respectivas unidades da Federação. No Distrito Federal, a ação ocorrerá na escola de Taguatinga do Sesi-DF. Para participar, é preciso fazer a inscrição online até 21 de fevereiro.

Os vencedores serão divulgados na tarde de 5 de março, nas redes sociais do Departamento Nacional do Sesi.

A competição mundial está marcada para o período de 28 a 31 de julho deste ano, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Os vencedores de cada categoria levarão de 2 mil a 8 mil dólares.

Quem pode participar? 
Estudantes matriculados em uma instituição de ensino (educação básica, ensino superior e ensino técnico) que emita certificado ou diploma e seja reconhecida pelo estado ou país em que opera, no ano em que ocorre a seletiva nacional

Estudantes que já participaram de versões anteriores dos campeonatos mundiais poderão concorrer novamente, porém, em categorias diferentes da categoria já competida. 

Atenção: Se você é estudante do Sesi e ainda não tem a certificação Microsoft, procure a coordenação da sua escola. Se é estudante de outra instituição de ensino, entre em contato com a Certiport pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Como serão classificados os melhores do Brasil de cada categoria?  

  1. Maior pontuação no exame da categoria que está participando
  2. Em caso de empate na pontuação total dos exames válidos realizados, o critério de desempate para escolher os finalistas será o de menor tempo para realização das provas
  3. Se ainda persistir o empate, o critério para eleger o representante brasileiro para a final será o candidato com mais idade, o mais velho 

Serão classificados os cinco melhores de cada categoria, mas somente um de cada representará o Brasil no mundial, totalizando seis representantes: um para Word 2019, um para Word 365, um para Excel 2019, um para Excel 365, um para PowerPoint 2019 e um para PowerPoint 365.

O regulamento da competição está disponível no site do Departamento Nacional do Sesi.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sesi-DF, com informações da Agência de Notícias da Indústria
Foto: Freepik
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF