Equipe Albatroid irá aos Estados Unidos para disputa internacional de robótica

Próxima parada: Califórnia! No fim deste mês, a equipe Albatroid, formada por alunos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), embarcará rumo aos Estados Unidos para competir no Western Edge Open. A disputa, com participantes de diversos países, ocorrerá de 31 de maio a 2 de junho, em Long Beach.

A classificação dos adolescentes para a competição internacional foi em março, no Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge, quando a equipe levantou o troféu de quarta finalista do prêmio principal da competição — o Champion’s Award.

A Albatroid é formada pelos estudantes do Sesi Taguatinga Ana Clara Silva, Ana Nascimento, Dóris Emily Azevedo, Filipe William Cavalcante, Gustavo Rafah Souto, Isa Dora Campos e Júlia Miranda, que têm o apoio do professor de Educação Tecnológica e de Educação Física André Mota, técnico titular do grupo, e do professor de Filosofia e Projetos Interdisciplinares João Mateus Alves, técnico suplente.

equipe albatroid sesi df california

A disputa internacional integra as competições da organização norte-americana First — que promove o interesse de crianças e jovens de várias partes do mundo nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O tema da temporada 2023/2024 é First in Show, que exige também muita criatividade para explorar o mundo das artes. Na categoria FLL Challenge, o subtema é Masterpiece.

Os integrantes da Albatroid conciliam as aulas da educação básica a uma rotina de treinos intensa, atentos a cada detalhe que pode somar pontos e tornar realidade o sonho de trazer um troféu da disputa internacional. “A rotina está bem corrida, mas a gente está conseguindo fazer tudo de maneira organizada para chegar à Califórnia e ter um bom resultado no torneio. Nossa expectativa está lá no alto”, conta a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Ana Clara Silva, de 14 anos.

Além de construir e programar um robô que executa missões em uma arena, os competidores da FLL Challenge têm de apresentar um projeto de inovação que traga uma solução para uma problemática real pesquisada por eles. Para esta temporada, as equipes foram desafiadas a explorar o uso da tecnologia e das artes para ajudar outras pessoas a participar de atividades que amam fazer. A Albatroid desenvolveu o projeto SurdoMusic: uma pulseira para pessoas surdas que, ao ser conectada por bluetooth a um aparelho celular, converte o som em vibração e proporciona uma experiência musical inclusiva.

O robô, por sua vez, é avaliado quanto ao desempenho autônomo no cumprimento de missões e quanto ao design. Os estudantes usam a tecnologia Lego Mindstorms para a construção e a programação.

Outro quesito importante na competição são os chamados core values (valores fundamentais), em que os juízes observam se a equipe explorou novas habilidades e ideias, utilizou criatividade e persistência para solucionar problemas, aplicou o que aprendeu para melhorar o mundo, demonstrou respeito e acolheu as diferenças, trabalhou em equipe durante toda a jornada e se divertiu e celebrou as conquistas.

Acompanhe a participação da equipe Albatroid no Western Edge Open também pelas redes sociais do Sesi-DF no Instagram (@sesi_df) e no Facebook (@sesidf).

Texto: Samira Pádua
Arte: Álife Nascimento, com fotos de Bruno Frauzino/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF