Projeto de inovação da Albatroid fica entre os quatro melhores em torneio nos EUA
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 03 Junho 2024 11:17
A equipe Albatroid foi premiada neste domingo, 2 de junho, na cerimônia de encerramento do Western Edge Open, em Long Beach, na Califórnia. O projeto de inovação desenvolvido pelo grupo de alunos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi um dos quatro melhores entre os 81 apresentados na First Lego League (FLL) Challenge e, por isso, recebeu o troféu de finalista na categoria que reconhece soluções criativas e bem pesquisadas.
Para o projeto de inovação, os times têm de pesquisar uma problemática real e apresentar uma solução. Nesta temporada de competições de robótica, as equipes foram desafiadas a explorar o uso da tecnologia e das artes para ajudar outras pessoas a participar de atividades que amam fazer.
O protótipo levado pela Albatroid aos juízes do torneio nos Estados Unidos recebeu o nome de SurdoMusic e consiste em uma pulseira para pessoas surdas que, ao ser conectada por bluetooth a um aparelho celular, converte o som em vibração e proporciona uma experiência musical inclusiva.
“É muito gratificante saber que nosso trabalho foi reconhecido. Só a gente sabe o quanto batalhou para estar aqui hoje”, diz a estudante Ana Nascimento, de 15 anos. Esta foi a primeira e, por causa do limite de idade, a última temporada dela na FLL Challenge. “Foi uma experiência completa porque é difícil competidores com uma só temporada conseguirem passar por todas as etapas do torneio [regional, nacional e internacional]. Fico muito feliz em saber que eu consegui isso e ainda levei uma premiação em um torneio de escala internacional!”, completa a jovem, um dos sete adolescentes integrantes da Albatroid.
Júlia Miranda, de 13 anos, define o sentimento de receber o troféu: “A gente fica muito feliz e animado com o resultado que conseguiu. Voltar com este troféu representando o Brasil é melhor ainda”.
Western Edge Open
Neste ano, a disputa, realizada na Califórnia, foi de 31 de maio a 2 de junho. O torneio internacional integra as competições da organização norte-americana First — que promove o interesse de crianças e jovens de várias partes do mundo nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
Na categoria FLL Challenge, para estudantes de 9 a 15 anos, quatro quesitos são avaliados: projeto de inovação, desafio do robô, design do robô e core values.
A Albatroid conquistou a vaga para o Western Edge Open em março, no Torneio Sesi de Robótica FLL Challenge, competição nacional em que levantou o troféu de quarta finalista do prêmio principal — o Champion’s Award.
De acordo com a organização do evento internacional, competiram 85 equipes da FLL de 20 países, totalizando 750 estudantes. Além de disputas da FLL Challenge, o torneio contou com equipes da modalidade Explore, para crianças de 6 a 10 anos.