Sesi-DF realiza festival de monólogos

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoverá, de 27 a 31 de outubro, o Festival Sesi de Teatro Brasileiro – Cenas Monólogos. Serão oito espetáculos, do drama à comédia, no Sesi Central Park, na Asa Norte, e no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. Os ingressos já estão disponíveis para retirada gratuita em centrais de atendimento do Sesi-DF ou online.

“O teatro brasileiro é muito rico e movimenta uma cadeia produtiva muito grande, mas boa parte da produção cultural não chega à comunidade. Por meio do festival, o Sesi-DF busca proporcionar essa vivência cênica com produções de alcance nacional e com a cena cultural local”, afirma o gerente de Cultura do Sesi-DF, Felipe Moura. A realização do projeto tem o apoio do Departamento Nacional do Sesi, em fomento a ações estruturantes culturais.
capa 900 x 332jpg

Na primeira edição do Festival Sesi de Teatro Brasileiro, as peças têm em comum o formato de monólogo, em uma curadoria que dialoga com diversas vertentes cênicas. Veja a programação:

Domingo, 27 de outubro
Animo Festas (16 anos)

Às 17 horas, no Sesi Central Park

O show do palhaço Klaus narra o submundo decadente de um animador de festas infantis. Ao som de rock, música francesa e canções infantis dos anos 1980, a apresentação desnuda o palhaço da máscara com humor ácido e sarcasmo, colocando no centro do picadeiro o seu embate pessoal entre a fidelidade à arte a que se propõe e a necessidade financeira de se ajustar ao mercado.

Segunda, 28 de outubro
Não! Uma comédia sobre a dificuldade de dizer “não” (Livre)

Às 20 horas, no Centro Cultural Sesi

A atriz Adriana Birolli apresenta o monólogo em que dá voz a uma mulher prestes a completar 36 anos que não quer ir à comemoração do seu aniversário, mesmo quase pronta para sair, e passa a refletir sobre a possibilidade de não comparecer. O celular não para de receber mensagens e a pressão aumenta enquanto a plateia é convidada a entrar na intimidade da personagem e sua comédia privada. Com texto e direção de Diogo Camargos, a trama reflete com humor sobre a jornada de uma mulher em uma busca da liberdade de dizer não.

Terça, 29 de outubro
Entrevista de Emprego (10 anos)

Às 19 horas, no Centro Cultural Sesi

A atriz Ana Vaz encena o espetáculo. Concebida por ela e por Denis Camargo, a comédia expõe a luta de uma mulher para conseguir o tão sonhado emprego de carteira assinada. Diante da concorrência e de sucessivos fracassos, a personagem faz tudo o que pode para ter a chance de ser entrevistada e, quem sabe, ser contratada e conseguir pagar os boletos atrasados. A peça se passa na sala de espera de uma empresa fictícia onde a personagem vivencia angustiada o momento de ser chamada para a entrevista, tentando manter o controle emocional em meio a situações adversas que conduzem o fio da narrativa.

Topa uma Segunda? (16 anos)

Às 20h30, no Centro Cultural Sesi

O humorista Rodrigo Sant’Anna, conhecido por personagens na TV aberta como Valéria Vasques (Zorra Total) e dona Graça (Tô de Graça), fala sobre sexo de maneira irreverente e divertida no monólogo.

Na montagem, Sant’Anna aborda como o sexo livre vem ganhando protagonismo nas relações afetivas devido aos aplicativos de relacionamento, que permitem transar antes de pensar em casar.

Quarta, 30 de outubro
Ovelha Dolly (16 anos)

Às 19 horas, no Centro Cultural Sesi

A atriz Micheli Santini dá vida a uma história inspirada no primeiro mamífero clonado. A comédia narra suas vivências e reflexões sobre ser diferente em um mundo onde a conformidade é a norma. Ela, indomesticável, desafia seu destino como animal de sacrifício e questiona seu lugar nos rebanhos. À beira do abate, no paredão de fuzilamento, enfrenta as estruturas opressoras que a cercam se rebelando, bufando, refletindo e gritando insultos, exigindo o posicionamento dos presentes e convocando a desobediência.

Não Conta para Ninguém (14 anos)

Às 20h30, no Centro Cultural Sesi

O monólogo é idealizado e protagonizado pela atriz e cantora Helga Nemetik, com dramaturgia de Juliana Rosenthal e direção de Michelle Ferreira. Retrata um drama pessoal vivido pela atriz e como ela superou as dificuldades. No espetáculo, que valoriza a nova dramaturgia brasileira, uma atriz de musicais está prestes a fazer uma audição para o papel de sua vida. Porém, nesse momento, descobre que não consegue mais cantar. Depois de muita investigação, constata que a causa de seu problema vocal pode não ser física. Determinada a recuperar sua voz, precisa encarar os segredos de seu passado.

Quinta, 31 de outubro
Senhora P (16 anos)

Às 19 horas, no Centro Cultural Sesi

Em cena, Adriana Lodi dialoga sobre violências contra mulheres e discute as multiplicidades de abusos cometidos em territórios públicos e privados. A obra usufrui de uma estrutura composta por aulas, depoimentos e um interminável interrogatório que lançam a personagem numa busca por encontrar formas de agir contra os processos de subordinação, adestramento e opressão impostos pelo patriarcado capitalista colonial. A obra é parte do doutorado de Adriana Lodi, que trata de práticas pedagógicas performativas críticas feministas como caminho para o restabelecimento de uma educação do cuidado. A criação do espetáculo é assinada pelo Coletivo Coquetel Molotov.

Clarice Lispector & Eu – O Mundo Não É Chato (12 anos)

Às 20h30, no Centro Cultural Sesi

Rita Elmôr faz uma homenagem ao centenário de Clarice Lispector na peça. Os textos da homenageada e as histórias pessoais da atriz se unem e, por vezes, a história de uma serve à da outra, fazendo com que o espectador nem sempre saiba quem está́ falando. A peça, como numa conversa entre amigos, convida o público a refletir sobre diversas situações cotidianas com um olhar inteligente e bem-humorado.

Retire seu ingresso
Os ingressos para os espetáculos do Festival Sesi de Teatro Brasileiro – Cenas Monólogos já estão disponíveis e podem ser retirados gratuitamente em centrais de atendimento do Sesi-DF ou online. A entrada será mediante a apresentação do bilhete e a doação de um quilo de alimento não perecível por espectador, exceto sal. Crianças de até 3 anos não precisam de ingresso e menores de 12 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou de um responsável.

Os itens doados serão destinados a campanhas realizadas pelo Programa Conexão, desenvolvido pelo Sesi-DF, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), pela Federação das Indústrias do DF (Fibra) e pelo Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) para envolver pessoas em ações de responsabilidade social e ajudar cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Você pode retirar seu ingresso nas centrais de atendimento das unidades do Sesi-DF Central Park, Gama, Sobradinho e Taguatinga, que funcionam em dias úteis. O atendimento no Sesi Central Park é das 8 horas às 17h30. Nas demais unidades, das 7h30 às 17h30. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos.

Para emitir os bilhetes pela internet, acesse ticketfacil.com.br. Nesse caso, há a cobrança de taxa administrativa de R$ 2 por ingresso, com pagamento no próprio site.

Texto: Marcus Rodrigues
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra