Conheça os serviços do Sesi Saúde voltados à saúde mental
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 13 Janeiro 2025 14:16
O primeiro mês do ano é tradicionalmente o momento em que se definem objetivos para o ciclo que se inicia. Também é o período da campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre a saúde mental. Com influência sobre ações, pensamentos e sentimentos, ela é fundamental para o cumprimento das metas pessoais e profissionais planejadas para o novo ano.
Desde 2018, por meio do Sistema Assti [Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria], o Serviço Social da Indústria (Sesi) monitora, entre outros dados, o estado emocional de trabalhadores brasileiros. De lá para cá, foram compiladas 176 mil respostas. Dos profissionais entrevistados, 17,4% relatam exposição a elevado nível de estresse — fator de risco para mortalidade e para a redução da qualidade de vida e da produtividade.
“O estresse é uma resposta natural do corpo diante dos desafios da vida, mas se torna um fator de risco quando começa a ocorrer com intensidade e a pessoa não se percebe capaz de enfrentar o desafio”, explica a psicóloga do Sesi Saúde Pablinne Duarte. O Sesi Saúde é o programa de promoção da saúde e da qualidade de vida oferecido pelo Sesi-DF, com ações e serviços para empresas e para pessoas físicas.
Ao indivíduo, o estresse pode trazer sofrimento emocional, potencializar conflitos interpessoais e afetar a qualidade do sono e o humor. Mas ele também requer atenção das empresas. “Trabalhadores com nível de estresse elevado vão ter a capacidade de atenção, de concentração e de memória prejudicada, o que pode contribuir para a ocorrência de acidentes de trabalho, faltas e conflitos nas equipes”, alerta Pablinne.
Além disso, a saúde mental tem relação com a saúde física. Dos trabalhadores na base de dados do Sistema Assti, 7,4% disseram ter pensamentos negativos e pessimistas, que, em recorrência, aumentam a chance de acometimento por doenças degenerativas, cardiovasculares e digestivas.
Atendimento a empresas e a pessoas físicas
Para a promoção do bem-estar físico, mental e social, o Sesi Saúde oferece uma gama de serviços a pessoas jurídicas e ao público em geral.
As empresas que desejam promover a melhoria da saúde mental de seus empregados podem começar pelo Mapeamento da Saúde Emocional dos Trabalhadores — a consultoria é 100% gratuita para o setor industrial. Por meio da plataforma Mentis 360, os colaboradores respondem a um questionário. Após a análise das informações, a empresa recebe um mapeamento da saúde emocional geral e por área. Os trabalhadores, por sua vez, recebem feedback individual.
Com base no mapeamento, a equipe do Sesi Saúde propõe ações para uma nova cultura de promoção da saúde mental dos trabalhadores que contribua para melhorar a produtividade da empresa. O Sesi-DF pode, por exemplo, levar ao local de trabalho palestras e workshops formatados de acordo com as necessidades da contratante. Entre os temas estão liderança positiva, felicidade corporativa, saúde física, mental e emocional, inteligência emocional, comunicação não violenta, conflito entre gerações, inteligência artificial, manejo de crises de pânico e longevidade.
Há ainda o Programa de Saúde Mental, que oferta desde atendimentos individualizados aos empregados a consultorias para gestores e líderes. Veja a seguir os serviços que integram o programa:
- Gestão psicossocial
Consultoria e assessoria para gestores e líderes que inclui educação sobre saúde mental no trabalho e fatores psicossociais, identificação de fatores de risco e de proteção, aprimoramento de ações existentes na empresa e desenvolvimento de novas ações. O objetivo é sensibilizá-los e capacitá-los, apoiando-os nas estratégias para a resolução de problemas relacionados a fatores psicossociais.
- Avaliação psicossocial
Vinculado ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o exame complementar auxilia a empresa na adoção de medidas preventivas em relação à saúde mental, contribuindo para a diminuição dos riscos de acidente de trabalho e dos índices de absenteísmo em razão de transtornos mentais. Realizada por psicólogo, a avaliação é indicada para trabalhadores que se enquadram nas Normas Regulamentadoras 10, 11, 20, 33 e 35.
- Rastreamento de risco psicológico
Realizado conforme as orientações do Ministério da Saúde, utiliza instrumentos que identificam risco para sintomas depressivos e de ansiedade e o classificam em leve, moderado ou grave. A partir dessa classificação, é feita a orientação individual para tratamento e acompanhamento do trabalhador. A empresa recebe um relatório com o resultado geral para que conheça os riscos de adoecimento mental que o contexto de trabalho pode oferecer.
- Aprendizagem e desenvolvimento de liderança
Capacitação com carga horária de oito horas para desenvolver habilidades socioemocionais e de liderança, aperfeiçoando o relacionamento e a comunicação e aumentando a assertividade na tomada de decisões.
- Consultoria
Em uma visita técnica, é feito um checklist, emitido um relatório e, conforme o resultado, o Sesi-DF apresenta sugestões totalmente personalizadas à empresa na área de saúde mental.
- Atendimento individual
Atendimento psicológico presencial ou online com base na psicoterapia para orientar trabalhadores sobre problemas emocionais e inter-relacionais e preveni-los.
Pessoas físicas também podem contratar os atendimentos de psicologia, que proporcionam suporte emocional e tratamento para questões mentais, promovendo a saúde mental e auxiliando na resolução de conflitos e de desafios pessoais.
Para saber mais sobre os serviços do Sesi Saúde, acesse sesisaudedf.org.br ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, em dias úteis, das 7h30 às 18h30.