Lançada com musical, nova temporada do Sesi-DF Cultural irá até novembro
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 02 Mai 2025 20:51
A Sala Yara Amaral, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, foi o palco da estreia da temporada de 2025 do Sesi-DF Cultural. A programação seguirá até novembro, com retirada de ingressos gratuita para todos os espetáculos. O primeiro deles foi na noite de quarta-feira, 30 de abril, com as atrizes Claudia Ohana e Maria Helena Chira.
A plateia acompanhou uma ficção criada a partir de como poderia ter sido o bate-papo entre a cantora de ópera Maria Callas e a atriz Marilyn Monroe nos bastidores da celebração do aniversário de 45 anos do presidente estadunidense John Kennedy, em 1962, em Nova York. Foi o musical Parabéns Sr. Presidente – in concert.
“Elas eram grandes mitos e continuam sendo, mas [na peça] descem desse pedestal e viram mulheres comuns”, explica Claudia Ohana, intérprete de Callas. “Trazemos dores femininas e discussões que ocorrem hoje e que talvez elas poderiam ter começado naquela época, pensamentos que estavam aflorando e hoje estão muito vivos”, completa Maria Helena Chira, que representou Monroe.
Em uma das fileiras da frente do teatro estava Pedro Andrade, de 37 anos. Morador de Brasília desde 2021, o carioca conta ter sido um dos primeiros a chegar, três horas antes do início da apresentação. “Sou fã da Claudia Ohana e não poderia deixar de prestigiá-la. É muito legal poder ver grandes espetáculos de forma gratuita e essa é uma peça que faz refletir, toca o coração, emociona. Foi uma experiência muito bacana!, define o pedagogo.
Um amigo informou Pedro sobre o espetáculo: “Ele segue o Sesi no Instagram, mandou para mim e eu fui logo para o site retirar o ingresso. Falei com meu marido e com um casal de amigos e todo mundo veio curtir este espetáculo maravilhoso”.
Democratização do acesso à arte
Realizado pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal, o Sesi-DF Cultural tem a proposta de contribuir para a democratização do acesso à arte, levando a cultura a diferentes pontos da cidade. Lançado em 2007, já teve 11 temporadas — de 2007 a 2013, 2018, 2022, 2023 e 2024. Esta é a 12ª.
Atriz que já interpretou personagens emblemáticos na teledramaturgia brasileira, como Tieta na primeira fase da novela homônima (1989) e Natasha Rebelo, protagonista de Vamp, no início dos anos 1990, Claudia Ohana elogiou a iniciativa do Sesi-DF e se disse emocionada por fazer parte do projeto. “Fico muito feliz com o que o Sesi tem feito, que é democratizar a arte, trazer artistas para cá com ingressos gratuitos e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade”, destaca, em referência ao ingresso social, com a entrega pelos espectadores de itens para doação a instituições apoiadas pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte.
Presente na plateia do espetáculo de abertura, o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, ressalta o papel da instituição para a disseminação da arte no Distrito Federal. “Ao ver um teatro como este cheio, a gente fica muito feliz, porque consegue atingir a sociedade de maneira forte”, afirma.
A temporada de 2025 do projeto Sesi-DF Cultural faz parte do Inspira Brasília, movimento que une os setores público e privado com o propósito de estimular negócios locais por meio da divulgação de produtos, serviços, eventos e atrações que representam a diversidade cultural e econômica do Distrito Federal, além de ser uma plataforma de conexões para impulsionar a economia criativa.
A programação do Sesi-DF Cultural seguirá com apresentações às quartas-feiras. A próxima será o show A Música do Queen, da banda Queen of Magic, no dia 7, às 19h30, no Sesi Central Park (Asa Norte). O tributo, com classificação livre, relembrará clássicos do grupo de rock britânico.
A agenda completa dos espetáculos está no site www.sesidfcultural.org.br e pode ser acompanhada também nas páginas do Sesi-DF no Instagram e no Facebook.