DF registra 681 imunizações no Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 30 Mai 2025 10:42
O Ministério da Saúde, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Conselho Nacional do Sesi promoveram nesta sexta-feira, 23 de maio, o Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria. A ação, fruto de um acordo de cooperação técnica entre as três instituições, ocorreu em 25 estados e no Distrito Federal e teve como slogan Uma Ação Nacional pela Saúde de Quem Move o Brasil.
Na capital do País, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, iniciou os trabalhos do Dia D em Águas Claras, em um canteiro de obras da empresa PaulOOctavio, com o apoio da Secretaria de Saúde. No início da manhã, o ministro vacinou dois funcionários da empresa de construção, os primeiros da fila. “Isso faz parte do nosso esforço de garantir vacina para todos, aumentar a cobertura vacinal e garantir, no caso da vacina da gripe, que as pessoas se vacinem já em maio, mês em que o inverno começa a ficar mais rigoroso”, explicou Padilha, que é médico.
A auxiliar de serviços gerais Alessandra Cardoso, de 43 anos, foi vacinada pelo ministro contra o vírus da influenza, causador da gripe. “A vacinação é muito importante. Ultimamente, está tendo uma gripe forte, a gente vê na televisão que os hospitais estão cheios. Então é bom ser imunizada”, disse. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.
Em Brasília, além da influenza, foram ofertadas outras vacinas para atualizar o cartão dos trabalhadores: febre amarela, hepatite B e dT (difteria e tétano) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Ao todo, 635 trabalhadores foram vacinados na ação, com 681 doses.
Imunizado contra a gripe, Balbino Gomes (foto), de 30 anos, vê a iniciativa como uma forma de reconhecimento aos trabalhadores. “Saber que a gente está sendo valorizado é muito importante e gratificante; essa é mais uma forma de a gente continuar com a saúde em dia e seguir a batalha. Se não estiver firme e forte, com saúde, a gente não consegue”, avaliou o bombeiro hidráulico.
Além de acompanhar a imunização de profissionais da empresa de que é proprietário, Paulo Octávio Pereira aproveitou o Dia D para se vacinar contra a gripe: “Sempre entendi que a saúde do trabalhador é essencial para qualquer empresa. Incentivá-lo a tomar as vacinas, a ter saúde, é fundamental. E nós fazemos isso há muito tempo. Hoje fico feliz de estarmos aqui em um canteiro de obras com muitos trabalhadores que vão ser vacinados nesta parceria”.
O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também é diretor regional do Sesi-DF, destacou o empenho do Ministério da Saúde para proteger os brasileiros por meio da vacinação. “O ministério tem feito um belíssimo trabalho de resgatar as ações vacinais no Brasil. A vacinação tira o trabalhador de focos de doença e contribui para a diminuição das ausências e para o bem-estar do trabalhador com a sua família, porque reduz o impacto no nível de contaminação. É o Estado atuando a favor do cidadão”, destacou. Jamal recebeu dose de reforço contra a covid-19, aplicada pelo ministro da Saúde.
Também presente na abertura do Dia D em Brasília, o superintendente do Conselho Nacional do Sesi, Sérgio Mendonça, chamou a atenção para o fato de que a imunização é uma medida importante de proteção coletiva. “Quando levamos a vacina diretamente aos locais de trabalho, estamos não apenas prevenindo doenças, mas fortalecendo a confiança nas políticas públicas de saúde e no papel social da indústria”, afirmou.
Campanha de vacinação do Sesi
Anualmente, o Sesi realiza uma campanha com foco na imunização no local de trabalho. Até o fim do ano, a expectativa da instituição é imunizar 1 milhão de trabalhadores da indústria contra a gripe em todo o País. “Este é um trabalho que o Sesi já faz e que, neste ano, especificamente, tem algo extremamente importante, que é o acordo com o Ministério da Saúde. Essa parceria vai fazer com que consigamos, além de imunizar contra a gripe, aplicar outras vacinas”, detalha o diretor superintendente do Sesi, Paulo Mól.
Em abril, o Sesi-DF deu início à aplicação de doses da campanha de vacinação anual. Nesta sexta, começou a imunização de equipes da Neoenergia Brasília, em oito pontos, ação que também fez parte do Dia D. O trabalho do Sesi-DF continuará nos próximos dias na Neoenergia e em outras empresas.
Foto da vacinação na Neoenergia: Bruno Frauzino/Sistema Fibra